Como vender no Instagram como afiliado em 15 passos. Confira!17 minutos de leitura


Nem só de fotos de cachorro ou pratos bonitos vive o Instagram! A rede social vem crescendo bastante ao longo do tempo, inovando com novos recursos e atraído a atenção de pessoas e empresas. Pense aí com você: quantas vezes por dia você dá aquela rolada no feed como quem não quer nada? Isso nos leva também a uma nova possibilidade para você que quer criar o seu perfil de afiliado no Instagram: aprender como vender no Instagram como afiliado!


Se você vê potencial no Insta, saiba que você não está errado ou errada! Com tanta gente presenta lá, é bem possível que o seu público e potenciais clientes também estejam. Então, nada melhor que marcar presença por lá também, certo? E hoje vamos te dar alguns toques para aprender como vender no Instagram!


O Instagram em números


Para se ter ideia da popularidade do Insta, não só no Brasil, como no mundo, a gente separou alguns dados que comprovam isso na prática. Afinal, números não mentem, não é mesmo? Então se liga só porque o Instagram é tão visado e desenvolveu um negócio milionário (ou até bilionário):

  • O aplicativo conta com 1 bilhão de usuários ativos por mês e se tornou a 5ª rede social mais popular em todo o mundo! (Fonte: G1);
  • Ele experimentou o maior crescimento no Brasil, quando comparado aos outros apps; (Fonte: Tecmundo);
  • Aproximadamente 70% das empresas já estão presentes na rede social nos Estados Unidos;
  • 72% dos usuários do Insta já compraram algum produto que viram por lá;
  • 400 milhões de stories são criados diariamente, sendo que 1/3 dos mais vistos são de empresas.


Bom, se você não botava muita fé no Insta, acho que te convencemos do contrário, né? Além de vários usuários e interações, o app traz um potencial enorme para fazer negócios. Então, o negócio é aprender como vender no Instagram como afiliado e tirar o máximo de proveito disso também!


Como vender no Instagram como afiliado?

Números do Instagram


Existem algumas estratégias que você pode usar quando falamos sobre a divulgação de produtos no Insta. Postar fotos de qualidade, caprichar nas legendas, usar hashtags relevantes, investir na publicação de conteúdos educativos, que solucionem as dúvidas do público podem ser um bom ponto de partida. Mas ainda vamos nos aprofundar sobre esses assuntos. Então, vem com a gente!


1. Crie um perfil comercial


Bom, se você está empenhado em aprender como fazer um Instagram para vendas, o primeiro passo é criar ou transformar o seu perfil em uma conta comercial. Como faço isso? Muito simples! Pelo seu celular, clique no menu lateral direito e vá em configurações. Depois de ter feito isso, selecione a opção conta. Agora, clique em mudar para conta profissional e pronto!


E o que esse tipo de perfil tem de tão especial? Bom, com a conta comercial em mãos, literalmente você terá os dados da sua conta ou das publicações em mãos. Assim, fica mais fácil acompanhar o desempenho do seu perfil de qualquer lugar, certo? São estatísticas como:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Salvamentos;
  • Visitas ao perfil;
  • Impressões;
  • Alcance e muito mais.


Tendo tudo isso em mente, você pode ver o que está funcionando e aquilo que precisa de ajustes. Assim, é possível refinar a sua abordagem de como vender no Instagram como afiliado e ter muito mais sucesso!


2. Perfil público


Um erro bobo que alguns afiliados podem cometer na hora de aprender a divulgar produtos no Instagram, seja da Hotmart, Monetizze ou Eduzz, é se esquecer de deixar o perfil aberto. Fazendo isso, você cria mais uma barreira para que o público te siga. E o pior: a atenção das pessoas está cada vez mais escassa.


Ao mesmo tempo que elas passam seu tempo no Instagram, podem estar vendo um vídeo no YouTube e respondendo mensagens no WhatsApp, por exemplo. Então, facilite o caminho dos seus seguidores e mantenha seu perfil aberto e público.


3. Consistência


Consistência é um dos pilares das nossas redes sociais. De nada adianta você publicar hoje, para publicar novamente daqui 2 meses. Não é assim que funciona. Então, esteja sempre presente no Instagram e mantenha um perfil atualizado. Sabemos também que os imprevistos acontecem. Por isso, organize suas publicações em um calendário editorial para não ser pego de surpresa. Outra técnica que ajuda bastante a manter a frequência em dia é adiantar um certo tempo de trabalho, que pode ser 1, 2 ou 3 meses, por exemplo.


E agora você deve estar se perguntando: e qual é a frequência ideal de postagens? Não existe uma resposta para isso. Sugerimos você tentar equilibrar aquilo que é possível na sua realidade, com os dados que você irá analisando ao longo do tempo. Evite também sobrecarregar seu público com muita informação de uma vez. Mas não se esqueça nunca: quem não é visto não é lembrado!


4. Foco no público e no nicho escolhidos

Como vender no instagram como afiliado: foco no público


Bom, se você já fez o dever de casa, então já sabe bem quem é o seu público, o que ele deseja alcançar, quais são suas maiores dificuldades e outras caraterísticas em geral. Isso é um estudo básico de persona. Você pode criar a sua persona por aqui, que é a representação do seu público ideal.


Outro ponto que precisa ser definido é o nicho de mercado com o qual você quer trabalhar. Isso porque fica muito trabalhoso falar sobre vários assuntos ao mesmo tempo. Então, é preciso direcionar seus esforços para um nicho específico de conteúdo. Você quer falar sobre moda? Estética? Games? Vida saudável? Marketing? Negócios? Escolha algum deles e foque nisso.


Com o público definido e o nicho de mercado também, será bem mais simples e eficiente. Próximo passo de como vender no Instagram como afiliado!


5. Criar uma BIO interessante e atrativa


A Biografia, ou bio, do Instagram é uma das partes mais importantes do seu perfil. Além de funcionar como um pequeno cartão de visitas para os visitantes novos, é o único lugar onde você pode incluir um link também (fora os stories, mas é preciso ter mais de 10 mil inscritos e isso é papo para outro post). Para deixá-la mais atrativa possível, além do link, você pode incluir emojis, hashtags, símbolos.


Não se esqueça também de fazer uma descrição resumida de quem você e o que você faz. Vale também trazer algumas conquistas que você já teve ou marcos importantes também. Para a gente ver na prática, dá uma olhada na bio do Alex Vargas, uma grande referência no mercado digital e que você pode usar como inspiração para fazer a sua.

Como vender no instagram como afiliado: bio atrativa


6. Inclua um link na bio

Link na Bio do Instagram


Aproveitando o gancho do tópico anterior, é muito importante você incluir um link na bio do seu perfil. Como falamos, é o único espaço no Insta que permite fazer isso. E como é o primeiro contato dos seguidores ou visitantes com seu perfil, a atenção também é maior, ainda mais se você seguiu os passos anteriores. Existem várias ferramentas gratuitas que ajudam a reunir seus principais links em um só, os famosos agregadores.


Se você pensa em colocar produtos para vender no Instagram, é fundamental que faça isso. Inclusive, pode divulgar o link de outras redes sociais também. Só tome cuidado para não exagerar e priorize os mais importantes em cima.


Veja como você pode fazer isso nesse post!


7. Use imagens de qualidade


O Instagram é uma rede social bastante visual. Sabe o que isso significa? Que você deve atrair a atenção das pessoas a partir de boas imagens! E não precisa ser fotógrafo ou investir pesado em uma câmera nova para fazer isso. Existem bancos de imagens na Internet gratuitos e que podem ajudar nas suas criações. Alguns deles são:


Todas essas opções oferecem imagens de qualidade. E o que você não encontrar em um, pode procurar no outro também. Mas você pode estar pensando também: ok, mas como faço para chamar a atenção? Existem algumas dicas que podem ajudar também.


Cores fortes e contrastantes podem saltar aos olhos. Sabe aquela combinação bonita? Pois é. As cores também transmitem emoções, então você pode se aproveitar disso para criar uma conexão mais emocional com as pessoas. Imagens que tenham fotos de pessoas também geram mais conexão. Isso porque pessoas se atraem por pessoas geralmente. Fotos de pessoas sorridentes, com um estado de espírito positivo também tendem a atrair mais o olhar das pessoas. E, claro, sempre use imagens de alta resolução.


8. Use descrições interessantes


As descrições devem servir como um complemento das suas imagens. A imagem deve chamar a atenção, em seguida o público deve se interessar para saber mais sobre a sua mensagem na descrição de cada post. Por isso, invista um tempinho para escrever descrições. Como fazer isso? Bom, separe seu texto em parágrafos curtos, evite erros de português, use emojis também para deixá-la mais atrativa.


Pense ainda que a sua legenda deve ter coerência com a imagem do post. O assunto desse texto é sobre como vender no instagram como afiliado. Então, imagine que seja um produto o post que publicamos. O que a legenda deve trazer? Características desse produto, quais são seus benefícios, seus diferenciais e por aí vai. Não se esqueça também de finalizar com um CTA ou chamada para ação. No caso de um produto, por exemplo, convide o seguidor para saber mais, acessando o link da bio, por exemplo.


9. Inclua hashtags

Hashtags no Instagram


Seguindo nosso fluxo, ainda na descrição, não deixe de incluir hashtags nas suas legendas! Elas são responsáveis pelo seu conteúdo ser encontrado dentro do Instagram. Também podem trazer mais alcance e visibilidade para o seu conteúdo e para o seu perfil também. E ainda podem ser incluídas nos seus stories.


Mas isso não significa que as hashtags podem ser usadas de qualquer jeito. Como diria o sábio poeta: com grandes poderes vem grandes responsabilidades! É importante ter contexto. Se o seu post diz respeito a marketing digital, você não deve incluir, por exemplo, uma hashtag sobre vida saudável. Cuidado também para não exagerar na quantidade delas no seu post.


Uma ferramenta que pode ajudar bastante na hora de pesquisar algumas hashtags é o Leetags. Com esse app, você consegue saber o grau de relevância delas, a quantidade de postagens que existem sobre o tema e hashtags relacionadas. Outro recurso que você pode usar é o próprio Instagram! Basta digitar a hashtag na parte de busca que você algumas relacionadas e sua quantidade de publicações também.


10. Tenha um padrão visual


Essa dica também é super importante: mantenha o padrão visual da sua marca. E se não tem um, pense em criá-lo o quanto antes. Estamos falando de cores, logotipos, tipografias e elementos visuais que vão fazer com que as pessoas associem a sua marca. Inclusive um padrão de postagens no Insta também. É nítido quando não existe um padrão e a experiência é bem ruim.


Você, com certeza, já deve ter visto aqueles perfis que são uma verdadeira salada, não é mesmo? Cada um é de um jeito, as cores foram escolhidas de forma aleatória, não há um cuidado em seguir um padrão. Então, fazendo isso, você reforça a sua marca para o público e passa uma imagem mais profissional dentro do aplicativo também.


11. Responda comentários e directs

Como vender no instagram como afiliado: comentários


Muita gente até tem um perfil bacana e otimizado para crescer, mas peca em um ponto bem importante: a interação com os seguidores. É importante saber que, do outro lado da tela, tem uma pessoa ali. E pessoas gostam de interagir, conversar, trocar experiências. Então, não deixe seus seguidores no vácuo. Sempre que tiver um novo comentário ou mensagem no direct, responda o mais rápido possível. Tente resolver a dúvida das pessoas sempre que possível também.


12. Crie conteúdo relevante


Na Internet é bem comum a gente ouvir que tem que fazer “conteúdo relevante”. Mas o que é esse tal conteúdo relevante que todo mundo fala? É um conteúdo completo, diferenciado dos outros, que resolve as principais dúvidas do usuário. Pode ser considerado relevante também o conteúdo que tem um design bonito, que chama a atenção. Formatos diferentes de conteúdo também são um ótimo caminho para você diversificar as publicações. Invista em vídeos, imagens, textos curtos. Os carrosséis também são bem populares no Insta.


Não sabe o que criar ou está sem ideias para criar novos posts? Procure entender mais a fundo sobre o seu público, faça enquetes para identificar suas dúvidas, o que querem consumir. Vale também dar uma olhada o que os concorrentes estão publicando para ter novas inspirações. E, lembre-se sempre: dê o seu melhor para criar um conteúdo mais que completo para seu público.


13. Faça stories e reels


Vira e mexe o Instagram cria novos recursos. Antes foi o Stories, vídeozinhos verticais de 15 segundos. Agora é a vez do Reels, recurso inspirado no Tik Tok. São vídeos curtos e criativos que você pode fazer, incluindo efeitos, música, alterar velocidade e outras ferramentas de criação.


Para sair na frente do novo concorrente, é bem provável que o Instagram incentive o uso dessa ferramenta. Então, pense além do que você está acostumado e encontre novas ideias para chamar a atenção do seu público com o Reels. Pode usar para criação de vídeozinhos que gerem identificação, trazendo os principais desafios que o seu público enfrenta, e até mesmo para divulgar algum produto que você está promovendo. E fique atento sempre que aparecerem esses recursos novos também!


14. Inclua a localização

Localização no Instagram


Outro recurso que pode dar uma força, na hora de vender no Instagram como afiliado, é ativar a localização nas suas publicações. Junto com as hashtags, a localização pode ajudar a aumentar o alcance das suas publicações, quando o algoritmo do Instagram começa a entregar seu conteúdo para pessoas próximas à localização que você marcou. Então, não se esqueça de incluir a localização em que você está ou que pretende alcançar. Essa dica faz mais sentido para negócios físicos, como um comércio por exemplo. Mas você também pode testar com seu perfil.


15. Use chamadas para a ação (CTA´s)


E, por fim, trouxemos mais uma dica importante, que até começamos a falar no tópico das descrições: as chamadas para ação ou CTAs (Call to Action). Além das descrições, inclua chamadas para ação em imagens (quando fizer sentido) e vídeos também. E não precisa necessariamente ser quando a publicação for mais comercial. Se você está divulgando que um novo post do seu blog foi publicado, por exemplo, fale para o público ir conferir. Assim como YouTubers fazem, o famoso deixa o like, se inscreva no canal e compartilhe.


Isso pode ajudar porque as pessoas podem se esquecer de tomar a ação que você deseja. Então, se você está oferecendo um conteúdo de qualidade, que está ajudando o público de alguma maneira, não custa nada pedir né? Até porque o não você já tem. Então, sempre inclua chamadas para ação nas suas publicações.


O que mais se vende no Instagram?


Bom, não existe uma resposta exata nesse caso. Mas, normalmente, produtos relacionados a emagrecimento, saúde, negócios, receitas, marketing e instrumentos vendem bem. Na Hotmart eles chegam atingir 150° de temperatura, o que significa que estão em alta. Mas aí também a concorrência é maior.


Como ganhar dinheiro no Instagram como afiliado?


Para ganhar dinheiro no Insta, coloque em prática as dicas que ensinamos aqui. Pense sempre na experiência do usuário, crie conteúdos interessantes, interaja com seu público, faça parcerias, defina um padrão visual e publique com consistência. Não se esqueça das hashtags e de explorar os recuros, principalmente os novos, que o Instagram oferece.


Bom, e essas foram nossas dicas sobre como vender no Instagram como afiliado. Esperamos que você coloque em prática e faça várias vendas pelo Insta também! Conhece outra dica que não comentamos aqui? Deixa aí nos comentários que a gente quer saber. Até a próxima!