[2022] Google Ads para afiliados: TUDO que você precisa30 minutos de leitura


Então você decidiu anunciar no Google como afiliado, mas não tem ideia de como começar? Realmente no começo é comum se sentir perdido, mas pode ser uma ótima ideia. Principalmente se você já quer fechar a primeira venda, pode conseguir esse objetivo em questão de horas. Então o papo de hoje é para te passar o máximo de informações sobre Google Ads para Afiliados.


Prepara seu cafezinho, se ajeita na cadeira e continue lendo até o final. No final, deixa um comentário com a sua opinião, ok?! Bora lá!


O que é o Google Ads?


O Google Ads, ou Google AdWords, como era conhecido antes, é a plataforma de anúncios do Google. Hoje em dia, talvez seja a principal ferramenta de vendas, já que as pessoas gastam muito tempo na Internet, seja buscando entretenimento, conhecimento ou fazendo buscas. E adivinha onde elas vão nesse último caso? Isso mesmo, no Google! A plataforma de anúncios do Google é muito versátil, além de oferecer vários formatos de anúncios.


Por que usar o Google Ads para afiliados?


Além de ser a principal ferramenta de vendas disponível no mercado, o Google Ads traz várias vantagens para afiliados, profissionais de marketing e empreendedores. Saca só as principais:


1. Controle do orçamento


Não existe um valor fechado para investir em anúncios no Google. Você decide quanto irá gastar diariamente, de acordo com o orçamento disponível. Além disso, também é possível definir um limite máximo que você está disposto a gastar com cada clique, por exemplo.


2. Não paga para aparecer


Geralmente não se paga para aparecer na pesquisa do Google (exceto em modelos de cobrança focadas em impressões). A menos que o usuário clique no seu anúncio, você não será cobrado. Normalmente no YouTube também funciona assim: os 5 primeiros segundos dos anúncios em vídeo são gratuitos.


3. Diversidade de formatos de anúncios


Se você decidiu veicular anúncios no Google Ads, terá vários formatos de anúncios a sua disposição. Escolha entre:

  • Rede de pesquisa;
  • Rede de Displays;
  • Aplicativos;
  • Google Shopping;
  • Anúncios em vídeo.


Dependendo da sua estratégia e orçamento, dá para usar um ou mais deles. Mas não se preocupe, vamos comentar um pouquinho de cada um para que você tenha uma base boa de Google Ads para afiliados.


4. Gerenciamento de campanhas


Você está no controle. Crie novas campanhas e desative as que estão com um desempenho ruim. Otimize pontos que podem ser melhorados para aumentar a performance. Tudo pode ser personalizado a sua maneira e quando quiser.


5. Formas de pagamento


Além de todos esses pontos positivos, a plataforma do Google Ads permite definir a melhor forma de pagamento para o anunciante, que pode ser boleto ou cartão de crédito.


6. Dados e métricas


Falamos sobre melhorias das campanhas, lembra? Anunciar no Google Ads como Afiliados também tem a vantagem de ter vários dados e métricas à disposição. É possível ver quais são as palavras-chave que mais geram conversões, os melhores anúncios e horários para exibi-los, qual a faixa etária que mais compra, dentre outras informações. Olhando para tudo isso, você consegue otimizar a campanha para entregar mais resultados, gastando menos dinheiro. Muito bom, né?!


Falando em métricas, confira as principais que a gente separou e que devem fazer parte do seu radar!


Tipos de anúncios no Google Ads


Vamos falar um pouco sobre os tipos de anúncio no Google Ads também, para que você tenha autonomia para tomar suas decisões e anunciar na Internet da melhor maneira possível!


1. Rede de Pesquisa


Talvez o anúncio mais comum. Sabe quando você pesquisa alguma coisa no Google e vê os primeiros resultados com uma tag de Anúncio? Pois é, esses são os anúncios da Rede de Pesquisa. Eles podem ser exibidos na parte superior/inferior da pesquisa do Google, mas também no Google Play, Google Shopping, Imagens e Maps. Fora os sites parceiros de pesquisa também.


São acionados a partir de palavras-chave, ou seja, os termos que o usuário de Internet usa na pesquisa do Google. Por isso é importante separar um tempo para pesquisar bem esses termos e ter sucesso nas suas campanhas de Google Ads para afiliados.


2. Rede de Display


Nas campanhas da Rede de Display, você consegue impactar seu público, a partir de banners e peças gráficas, nos sites em que é mais possível encontrá-lo. Por isso, separe um tempo também para olhar direitinho e escolher sites ou blogs de qualidade, que tenham conteúdo atrativo, que possa atrair o público que vai comprar o seu produto.


É preciso estar atento aos tamanhos certos para criar as peças de display. É legal trabalhar com diversos tamanhos para que os banners tenham mais chance de aparecer. Normalmente os produtores disponibilizam essas peças gráficas. Mas se não for o caso, você também pode criá-las.


3. Aplicativos


Outra possibilidade de vender como afiliado no Google Ads é anunciar em aplicativos. Isso é possível exibindo os banners de display nos apps que você definir. Assim como sites, é interessante escolher aqueles em que é mais provável encontrar um público qualificado. Dá para fazer também alguns tipos de segmentação, para direcionar os anúncios ao público certo, como:

  • Tópicos;
  • Dispositivos (computador, tablet ou smartphone);
  • Categoria do app;
  • Exclusões (para evitar a exibição de anúncios em apps que não tenham nada a ver).


4. Vídeos


O formato de conteúdo do momento, os vídeos tem alto poder de chamar atenção e engajamento, quando bem feitos. E você também pode explorá-los nas suas campanhas de Google Ads para afiliados. Normalmente os produtores também deixam esse tipo de material disponível, mas se não for o caso, crie o seu próprio!


Um formato que pode funcionar bem são vídeos reviews, aqueles em que a galera dá uma opinião sobre o produto. Em seguida, basta direcionar o público para o seu Hotlink. Os vídeos precisam obrigatoriamente estar hospedados no YouTube e é possível divulgá-los na própria rede de pesquisa do YouTube, em canais, vídeos específicos e até sites parceiros do Google. A cobrança é no modelo CPV (custo por view).


5. Google Shopping


Tipo de anúncio totalmente focado na intenção de compra. Quando as pessoas pesquisam por produtos, é bem comum que eles apareçam, trazendo o nome do produto, sua foto seu preço e até uma avaliação dele. Os anúncios do Shopping aparecem lado a lado, permitindo que o usuário compare os preços entre vários anunciantes.


Podem ser exibidos da seguinte forma:

  • Na aba Google Shopping da pesquisa do Google;
  • Na própria pesquisa, ao lado dos resultados;
  • No Google Imagens;
  • Em sites parceiros do Google;
  • No Youtube, Gmail ou Google Discover.


Qual é o custo que o Google cobra para anunciar?


O custo no Google irá depender de quanto for definido no orçamento diário da campanha. A cobrança pode ser feita de formas diferentes também. Você pode pagar a cada mil impressões exibidas (CPM ou custo por mil), por clique (CPC ou custo por clique), por visualização de vídeo (CPV ou custo por view), ou por aquisição (CPA ou custo por aquisição). O último caso é para anunciantes mais avançados e você será cobrado a cada conversão.


Como vender no Google Ads como afiliado?


Essa é uma dúvida comum para muita gente. A ideia é simples: o que você precisa fazer é fazer com que o usuário veja o anúncio no Google, seja atraído por um título chamativo, extensões de anúncio e descrições que mostrem os benefícios que o produto oferece. Também é importante escolher as palavras-chave corretas e otimizar as campanhas de maneira constante.


Google Ads para Afiliados: passo a passo completo!


Agora vamos de fato para o passo a passo completo de Google Ads para afiliados. Você vai aprender a criar uma conta nova, sua campanha de divulgação para infoprodutos e até mesmo como usar o cupom de desconto do Google. Vamos lá?


1. Criando uma conta no Google Ads


Bom, e o primeiro passo para usar o Google Ads sendo afiliado, e para a divulgação com qualquer outra finalidade, é criar sua conta na plataforma. Então veja o que precisa ser feito.


O primeiro passo é acessar o site do Google Ads. No canto superior direito, clique em Começar Agora.

Google Ads para afiliados: botão começar agora


Para continuar o processo, você precisa ter uma conta no Google. Se não tiver, cadastre uma antes de continuar. Se já estiver usando, coloque seu e-mail e senha e clique em próxima.

Cadastrando nova conta no Google Ads


Na próxima tela, o Google irá perguntar qual é a principal meta de publicidade para a campanha. Acontece que, se a gente prosseguir por esse caminho, vamos ser direcionados para uma versão do Google com menos recursos, focada em usuários iniciantes. Clique em Alternar para o modo Especialista.

Alternar para o Modo Especialista no Google Ads para afiliados


Quando estamos criando uma nova conta, o Google “obriga” a criar também um nova campanha. Mas não se preocupe, vamos fazer isso apenas para liberar a plataforma. No final desse processo vamos deletá-la. Outra vez, devemos escolher a meta de publicidade para essa campanha. Escolha Criar uma campanha sem meta.

Metas de campanha no Google Ads


Agora escolha um tipo de campanha. Como vamos exclui-la, pode escolher qualquer tipo.

Tipos de campanha no Google Ads


Clique em continuar no final da página

Botão continuar no Google Ads


Preencha agora apenas o campo de orçamento diário, que é obrigatório, e clique em salvar e continuar no final da página.

Orçamento diário para campanha de Google Ads para afiliados


Na próxima tela, clique outra vez em Salvar e continuar. Agora, será preciso criar os anúncios. Fique tranquilo que eles não serão ativados agora. Como falamos, é só para liberar a plataforma. Então, inclua os títulos, descrições e alguma URL. Depois, clique em Salvar e continuar.

Campos obrigatórios de anúncios no Google Ads


Agora chegou a hora de incluir os dados de pagamento. Se tiver um cupom de desconto do Google (vamos ensinar como conseguir um ainda) coloque nessa tela também. Selecione se a conta é pessoa física ou jurídica, informe seu nome, endereço e escolha se os pagamentos serão feitos ao Google de forma manual ou automática. Depois que tudo estiver certinho, clique em Enviar no final da página.

Informações de pagamento no Google Ads


Pronto! Agora é só excluir essa campanha de rascunho que acabamos de criar. Clique em Todas as Campanhas, Campanhas e selecione a única que existe. Agora clique em Editar, Remover e confirme essa ação.

Removendo campanha no Google Ads


2. Como usar o Google Ads de graça?


É possível anunciar gratuitamente no Google Ads usando cupons de desconto, que costumam ser de R$100,00. Mas primeiro, é preciso gastar R$100,00 para receber o desconto no mesmo valor. Esses cupons podem ser distribuídos pelo próprio Google ou um de seus parceiros.


Procure na própria busca do Google por cupom google ads que é bem possível que você encontre um. Com o código em mãos, entre na conta do Google Ads, vá em Ferramentas e Configurações e Promoções.

Google Ads para Afiliados: cupom de desconto


Agora clique no botão azul.

Botão de adicionar cupom de desconto no Google Ads


Coloque o código que você conseguiu no campo certo e clique em Enviar.

Campo para adicionar código promocional no Google Ads


3. Como fazer uma campanha no Google Ads?


Agora que você já tem um conta criada e já cadastrou o cupom de desconto, está tudo certo para a criação de uma nova campanha. Então, vamos direto ao ponto, ok?


Configurando a campanha


Primeiro, vá em Todas as campanhas, Campanhas, Nova campanha.

Google Ads para afiliados: criando campanhas


Escolha a opção de Tráfego do site porque vamos enviar tráfego para a página de vendas do produtor.

Escolhendo o objetivo de campanha no Google Ads


Vamos criar anúncios para a Rede de Pesquisa do Google. Escolha essa opção e, ao final da página, clique em Continuar.

Definindi o tipo de campanha no Google Ads


Defina o nome da campanha e desmarque as opções Incluir parceiros de pesquisa do Google e Incluir a Rede de Display do Google. Nosso foco, nesse momento, vais ser apenas o público que pesquisa no Google. Não iremos incluir sites parceiros, nem anunciar para a Rede de Display.

Configurando campanha de Google Ads para afiliados


Em Locais, escolha em quais regiões geográficas seus anúncios deverão ser exibidos. Pode ser a nível Brasil ou você pode escolher certos estados ou cidades.

Configurando locais em campanha do Google Ads


Na parte de Idiomas coloque Português e Inglês. Ah, mas por que inglês? Muitas pessoas usam computadores configurados para esse idioma. Por isso, também é interessante exibir os anúncios para elas.

Definindo idiomas em campanha de Google Ads para afiliados


A etapa de definir o Orçamento Diário pode deixar muita dúvida sobre quanto investir por dia, afinal, essa pode ser até mesmo sua primeira experiência de anunciar on-line no Google. Mas fique tranquilo, uma recomendação que pode funcionar é pegar o valor da comissão do seu produto e dividi-lo por 3. Quando encontrar esse valor, é só colocar no campo certo.

Orçamento diário no Google Ads


Já em Lances, escolha a opção Maximizar Cliques e defina um Limite Máximo de CPC. Com isso, o Google vai gerar o máximo de cliques possível, respeitando o limite máximo que você está disposto a pagar por cada um. Para conferir o CPC médio de uma palavra-chave, você pode consultar no Ubersuggest, por exemplo.

Opções de lance no Google Ads


Clique em Salvar e Continuar no final da página. Essas são as principais configurações da campanha. Agora vamos para os grupos de anúncios.


Configurando o grupo de anúncios


Na tela de grupo de anúncios, será preciso dar um nome para o grupo e definir as principais palavras-chave.

Configurando grupos de anúncios


Aqui é preciso prestar atenção em algumas coisas:

  • Veja se o produtor autoriza a divulgação para o nome do produto (olhe na descrição ou entre em contato por e-mail).
  • Se autorizar, foque nas palavras com o nome desse produto. Caso contrário, busque termos relacionados à solução que esse produto resolve. Exemplo: curso online de desenho ou aprender a desenhar.
  • Pesquise o volume de buscas mensais dessas palavras-chave no Ubersuggest.
  • Entenda um pouco mais sobre correspondência de palavras-chave do Google. Geralmente a correspondência de frase funciona bem.
  • É possível criar mais de um grupo de anúncio. Você pode até testar, fazendo um focado em palavras-chave com o nome do produto e outro com termos focados no nome do produtor e ver qual entrega mais resultados.


Com os termos já inseridos, clique em Salvar e Continuar.

Incluindo palavras-chave nos grupos de anúncios


Criando os anúncios


Chegou a hora de criar os anúncios. Na versão antiga, o Google recomenda que sejam criados pelo menos 3 versões. Aproveite para testar título ou descrições e ver aquilo que funciona melhor para sua campanha. Os títulos têm o limite de 30 caracteres, as descrições 90 caracteres e a URL de visualização tem 2 campos de 15 cada.

Anúncios para Rede de Pesquisa no Google Ads.


Do lado, você consegue ver como os anúncios serão mostrados para as pessoas.

Prévia de anúncios na Rede de Pesquisa


Acontece que o Google deu uma atualizada nessa parte de criação de anúncios. Em algumas contas, já rolou essa mudança. Agora só é possível criar anúncios responsivos de pesquisa. O que isso significa? Você cria uma grande variedade de títulos e descrições para que o Google alterne e identifique aqueles que têm um melhor desempenho.


Então, você tem a possibilidade de incluir vários títulos. Também pode fixar algum que ache mais relevante.

Títulos de anúncio responsivo de pesquisa


O mesmo pode ser feito para as descrições. Mas a quantidade de opções é bem menor que as de título.

Descrições para anúncios de pesquisa responsivos


E o Google te dá algumas diretrizes para que você saiba que o anúncio tem o mínimo de qualidade esperada.

Qualidade do anúncio no Google Ads


Na hora de criar o texto do anúncio, é importante ver as informações da página de vendas do produtor. Isso ajuda a ter ideias de quais benefícios ou características explorar, além de ajudar a melhorar a relevância e o índice de qualidade dos anúncios. Inclua a palavra-chave em um dos títulos e também na descrição dos anúncios.


Como anunciar link de afiliado no Google Ads?


O link de afiliado não deve ser colado na URL Final, se você estiver enviando tráfego para a página de vendas do produtor. Clique em Opções de URL do anúncio e cole seu link no campo Modelo de Acompanhamento. Adicione o parâmetro &src=google-ads ao final do link para identificar que a sua venda veio do Google.

Como anunciar link de afiliado no Google Ads


Agora pegue essa mesma URL, jogue no navegador e dê um enter para redirecionar para o endereço final. Cole o novo link em URL Final.

Incluindo link de afiliados na URL Final


Depois que fizer pelo menos 3 versões dos anúncios, clique em Salvar e Continuar no final da página.


Extensões de Anúncios


É muito recomendado que você inclua também extensões em seus anúncios. Não existe custo a mais para fazer isso e os benefícios são vários, como aumento da taxa de cliques, da relevância e melhor desempenho dos anúncios. Existem vários, como as de chamadas, frases de destaque, sitelinks, promoções ou snippets estruturados.


A princípio, vamos usar as de frase de destaque, que mostra informações adicionais no texto da descrição. Para esse exemplo, vamos incluir essa extensão em nível de campanha. Selecione a campanha que acabamos de criar e clique em Extensões.

Google Ads para afiliados: criando extensões


Procure a opção de Frase de Destaque e clique em Criar.

Incluindo extensões de frase de destaque no Google Ads


Você pode incluir quantas frases quiser. Volte à pagina do produtor e procure por benefícios do produto, como Acesso vitalício, Compra segura, Garantia de 7 dias e outras coisas nesse sentido. Para incluir mais frases, clique em Adicionar texto da frase de destaque. Quando estiver tudo no ponto, é só salvar.

Adicionando frases de destaque nos anúncios


Palavras-chave negativas


As palavras-chave negativas são termos que você deve incluir para não ativarem seu anúncio quando alguém pesquisar no Google. Explicando melhor, pense nesse exemplo. Imagine que você vende o Método de Desenho Fanart. Se alguém for no Google e digitar Método de Desenho Fanart login, essa pessoa não está interessada em comprar o seu produto, concorda? Na verdade ela já comprou e quer achar apenas a página onde pode fazer o login.


Então é nessa lógica que você precisa pensar. Existem alguns termos que você pode negativar logo de cara para aumentar o desempenho da sua campanha de Google Ads para afiliados, como:

  • Login;
  • Grátis;
  • Gratuito;
  • De graça;
  • Download;
  • Torrent;
  • Mercado livre.


As palavras negativas podem ser incluídas a nível de conta, campanha ou grupo de anúncios. Vamos incluir apenas na campanha. Para isso vá em Palavras-chave negativas.

Adicionando palavras-chave negativas no Google Ads


Clique no botão de Adicionar palavras-chave negativas.

Botão para adicionar palavras-chave negativas no Google Ads.


Inclua os termos na caixa de texto e clique em Salvar.

Palavras-chave negativas


Pronto! Não se esqueça de olhar com frequência os termos de pesquisa, as palavras que estão ativando seus anúncios, para identificar outras palavras para negativar. Isso evita que termos que não fazem sentido ativem seus anúncios e gastem seu orçamento atoa.


Configurando o pixel na Hotmart


O pixel do Google Ads nada mais é do que um código que você inclui no site para que o Google identifique padrões de compra: idade, sexo, região, horário, por exemplo. Em campanhas mais avançadas, é possível usar essa inteligência para automatizá-las.


Mas você pode se perguntar: mas como vou instalar esse código, se a página é do produtor e eu não tenho acesso? É ai que vem o pulo do gato: a Hotmart permite instalar o pixel direto na sua plataforma e, assim, é possível identificar as conversões direto na plataforma do Google Ads.


O primeiro passo é criar uma nova conversão dentro do Google. Vá em Ferramentas e Configurações e escolha a opção Conversões.

Criando conversões em uma campanha de Google Ads para afiliados


No tipo de conversão, escolha Site.

Tipo de conversão no Google Ads


Em Categoria, escolha compra e no Nome da conversão coloque o nome que quiser. Pode ser o nome do produto, por exemplo.

Selecionando o tipo de conversão no Google Ads


Agora, na parte de Valor, Selecione a opção Usar o mesmo valor para todas as conversões e coloque o valor da sua conversão.


Clique em Criar e continuar no final da página. Agora, selecione a opção Instalar a tag por conta própria.

Instalando a tag de conversão do Google


Copie o código para um bloco de notas.

Copiando código de conversão do Google Ads


Dentro da Hotmart, clique no menu de Ferramentas.

Menu ferramentas na Hotmart


Na aba de Afiliados, selecione a opção Pixel de Rastreamento.

Adicionando pixel de rastreamento na Hotmart


Escolha o produto certo.

Selecionando produto na Hotmart


Selecione o botão do Google Adwords (ainda está com o nome antigo).

Botão do Google Ads


Agora vamos preencher os campos abaixo:


No campo ID do Pixel do Adwords, cole o número que vem acompanhado do AW. Em Label de Conversão do Adwords, cole tudo o que vem depois da barra. Parece confuso? Relaxa, tudo isso você acha naquele código que a gente acabou de copiar.

Código de conversão do Google


Clique em Concluir e vamos voltar para o Google Ads.

Pixel de rastreamento na Hotmart


Depois de ter clicado em próxima, no final da página daquele código, clique em Concluído e pronto! Está configurado.

Finalizando a configuração do pixel de conversões no Google


Ufa, chegamos ao final do nosso tutorial de como anunciar no Google. Eu sei, pode parecer muita informação, mas seguindo essas dicas você pode conseguir vender em menos de 24 horas e ter sucesso nas suas campanhas de Google Ads para afiliados! E aí, curtiu esse passo a passo? Deixe seu comentário aqui embaixo que a gente quer saber. Até a próxima!