[2022] Como instalar o WordPress: passo a passo – iniciantes!19 minutos de leitura


Então você decidiu montar um blog para divulgar seus produtos como afiliado, criar conteúdo útil para seu público. Pesquisando, entendeu também que é preciso ter um domínio próprio, hospedagem e outras questões relacionadas à criação de sites. Outra questão importante é como instalar o WordPress. Muita gente usa outros sistema de gestão de conteúdo, como wix ou blogspot. Mas o WordPress é o mais popular do mundo, fora a facilidade de poder instalar vários plugins sem a necessidade de saber programar.


Então, se você deseja criar um site WordPress, esse post é para você! Vamos te apresentar vários caminhos para chegar a esse objetivo. Então, continue a leitura e aprenda o passo a passo!


O que é o WordPress?


Bom, mas antes de instalar o WordPress, talvez você ainda não saiba exatamente o que ele é. Se é o seu caso, vamos explicar resumidamente.


WordPress é um sistema gratuito de gerenciamento de conteúdo, também chamado de CMS (Content Management System). Esse tipo de aplicação ajuda pessoas leigas em programação a criarem páginas ou postagens com facilidade, sem a necessidade de saber programar. Conta com vários plugins que podem adicionar funções extras ao sistema. O WordPress pode ser usado para blogs, e-commerces, sites de portifólio, jornais e o que mais a sua criatividade permitir.


Agora, continue lendo para aprender como instalar o WordPress!


Veja também: 10 dicas para fechar a primeira venda como afiliado!


Como baixar e instalar o WordPress?


Agora vamos à instalação do WordPress. o primeiro passo é baixá-lo no wordpress.org, clicando em Baixar o WordPress.

Como baixar e instalar o WordPress


Na nova janela, clique em Baixar o WordPress de novo.

Como instalar o WordPress


Depois disso, o arquivo compactado será baixado para o seu computador. A fase de baixar o WordPress está feita. Agora é hora de instalar na sua hospedagem (considerando que seu domínio e hospedagem estão no ponto).


Criando um banco de dados


O primeiro passo de como instalar o WordPress é criar um banco de dados. Vamos fazer isso dentro do CPanel, um gerenciador de tudo aquilo que você tem hospedado. Parece complicado, mas não é. Pela própria conta da sua hospedagem você consegue chegar lá, ou digitando https:seudominio.com.br/cpanel/. Então é só fazer o login normalmente.

Login no Cpanel


Selecione a opção Banco de dados MySQL

Como instalar o WordPress: banco de dados


Escolha um nome para o banco de dados e clique em Criar banco de dados. Atenção: guarde essa informação porque lá na frente você vai precisar dela.

Criando banco de dados no WordPress


Criando um usuário para o banco de dados


A próxima etapa é criar um usuário e vincular ele com o banco de dados que a gente já criou. A boa notícia é que isso será feito na mesma tela do passo anterior. Defina um nome e uma senha forte, que tenha letras, números e caracteres especiais. Depois que fizer isso, clique em Criar usuário.

Criando usuário para banco de dados do WordPress


Guarde também o nome do usuário e a senha, assim como você fez com o banco de dados.


Vinculando o usuário ao banco de dados


Chegou a hora de vincular o usuário que você acabou de criar com o banco de dados. Ainda nessa tela, selecione os 2 no menu suspenso, como na imagem abaixo:

Vinculando usuário com banco de dados no WordPress


Depois de selecioná-los, clique em Adicionar. Na próxima tela, será preciso definir as permissões que esse usuário vai ter. Marque a opção Todos os privilégios e depois clique lá embaixo em Fazer alterações.

Adicionando privilégios ao usuário de banco de dados


Pronto! Agora vamos mandar os arquivos baixados no passo 1 para a hospedagem e continuar o processo de como instalar o WordPress.


Enviando o WordPress para a hospedagem


Agora volte na parte inicial do seu CPanel e clique em Gerenciador de Arquivos.

Como instalar o WordPress na hospedagem


Abra a pasta Public_html e carregue o arquivo do WordPress compactado para lá.

Pasta Public html no WordPress


Extraia os arquivos lá dentro. Mas agora vem um detalhe: os arquivos estarão dentro de uma pasta chamada WordPress. Entre nessa pasta, selecione todos eles e mova direto para a Public_html, Depois, pode deletar essa pasta vazia. Então você verá uma tela parecida com essa:

Wordpress descompactado


Instalando o WordPress na hospedagem


Agora que os arquivos já estão na hospedagem, o próximo passo de como instalar o WordPress é acessar o seu domínio. Abra um navegador, digite www.seusite.com.br e dê um enter.


Vai abrir uma nova tela onde você precisa definir o idioma. Escolha Português do Brasil. e clique em Continuar.

Escolhendo idioma no WordPress


Na próxima tela, você será lembrado de ter mãos alguns dados. Lembra que falamos para guardar as informações do banco de dados e do usuário? Na próxima tela vamos precisar deles. Clique em Vamos lá.

Tela Vamos lá WordPress


Inclua as suas informações de usuário e do banco de dados (aquelas que você guardou). O resto deixa como está. Clique em Enviar.

Incluindo informações na instalação do WordPress


Agora clique em Instalar.

Tela de instalação do WordPress


Na próxima tela, inclua um título para o site, nome de usuário, senha (eles serão usados para login no seu site, não confunda com o usuário e senha do banco de dados) e um e-mail de contato. Importante: nunca marque a opção Evitar que mecanismos de busca indexem este site, caso contrário, seu blog não vai aparecer nas pesquisas do Google. Depois, é só clicar em Instalar WordPress.

Criando login para o WordPress


Você vai ver uma mensagem de confirmação como essa aqui embaixo. Clique em Acessar.

confirmação de instalação do WordPress


Agora é só fazer o login, com o usuário e a senha que você definiu =D

Tela de login do WordPress


Então, resumindo todo o processo:


Baixe o Worpress no wordpress.org. Acesse o CPanel, crie um banco de dados, um usuário com todos os privilégios e vincule com o banco. Em seguida, envie o arquivo compactado do WordPress para a hospedagem e descompacte na pasta Public_html. Para finalizar, acesse o seu domínio, siga o passo a passo de instalação e faça login no seu site.


Como Instalar o WordPress com o Instalador Automático


Bom, se você achou muito complicado instalar WordPress manualmente, existe uma opção mais fácil. É, meus amigos, vocês podem contar com a ajuda de um instalador automático também!


O nome dele é Softaculous e você pode encontrá-lo também no CPanel. Então, nem precisamos falar que o primeiro passo é fazer o login no gerenciador.


Dentro do CPanel, vá até Scripts e clique na opção do WordPress.

instalando o WordPress com Softaculous


Clique no botão azul Install.

Botão de instalação do WordPress pelo Softaculous


Em Software Setup, escolha o protocolo https, selecione o domínio do seu site e deixe o campo In directory em branco.

Configurações do Softaculous


Defina um nome e uma descrição para o seu site

Configurações do Softaculous 2


Agora escolha um usuário e senha para acessar o WordPress. Lembra também de guardar essas informações. Nessa fase também é preciso incluir um e-mail.

Configurações do Softaculous 3


Em idioma, escolha Português-BR.

Configurações do Softaculous 4


Pronto! No final da página é só clicar no botão azul Install. Depois acesse a área de login do WordPress pelo endereço seudominio.com/wp-admin/ e coloque o usuário e a senha.


Como instalar o WordPress no cPanel?


O WordPress pode ser instalado via cPanel de forma automática ou manual. De maneira manual, é necessário fazer o download dos arquivos no wordpress.org, criar um banco de dados, um novo usuário e vincular um ao outro. Em seguida, enviar os arquivos baixados para a hospedagem e fazer a instalação, seguindo o passo a passo. De forma automática, você pode usar o Softaculous, um instalador automático.


Isso tudo pode ser visto nos passos anteriores.


Como configurar WordPress local?


Instalar WordPress local significa instalá-lo no seu computador. Mas para que serve isso? Bom, talvez você queira aprender um pouco mais sobre ele, não queira alterar alguma coisa diretamente no site ou ainda não tem grana para bancar os custos de um site. E aí essa pode ser uma boa solução nesses casos.


Para fazer o WordPress rodar nesse modo de simulação, será preciso baixar um programa que funcione como um servidor local. O papel dele é de simular um servidor real, quando você contrata uma nova hospedagem para o site. Existem algumas opções:


Baixando o Wamp Server


Vamos usar o Wamp como exemplo. Então a primeira coisa que você deve fazer é baixá-lo do site, clicando em Start using WampServer.

baixando o Wamp Server no site


Escolha a opção certa para seu computador.

opções de download do Wamp Server


Clique no link abaixo para baixar o programa direto, sem precisar preencher nenhum formulário.

Link para baixar Wamp Server


Agora clique no botão Download Latest Version para baixar o Wamp para o computador

Como instalar o WordPress local: baixando Wamp Server


A instalação dele é bem simples. Só clicar em Next, Next, Install e esperar. Quando estiver terminado, abra o Wamp. Se estiver tudo certo, vai aparecer um ícone verde dele na sua barra de tarefas.


Baixando o WordPress


Do mesmo jeito que fizemos na instalação manual do WordPress, entre no wordpress.org e baixe a sua versão mais atual. Se tiver dúvida de como fazer isso, volte nessa parte do texto que tá mastigado lá o passo a passo, certo?


Criando um banco de dados


Do mesmo jeito que fizemos na instalação manual, vai ser preciso criar um banco de dados também. O processo é um pouquinho diferente, mas não é difícil.


Abra seu navegador, digite localhost na caixa de texto e dê enter. Lá no canto esquerdo debaixo, clique em phpmyadmin.

Criando banco de dados para WordPress local


Na próxima tela, coloque root como Utilizador, deixe a senha em branco e clique em Executar.

Criando banco de dados para WordPress local 2


Em Base de dados, escolha um nome para seu banco de dados e clique em Criar. Não se esqueça de anotar o nome que você deu.

Criando banco de dados para WordPress local 3


Instalando o WordPress no servidor local


Depois de baixá-lo para o seu computador, pegue os arquivos compactados e cole na pasta C:wamp64/www/. Essa pasta funciona de forma parecida com a Public_html, lembra? Sua pasta do WordPress tem que ficar junto com os outros arquivos que já vem no padrão.

Arquivos do WordPress instalados


Agora, abra o navegador que você usa, digite localhost/wordpress/ e dê enter. A tela de boas vindas vai aparecer. Clique em Vamos lá!


Na próxima tela, preencha o campo Nome do banco de dados com aquele que foi definido e coloque root como nome do usuário. Depois é só Enviar.

Tela de Instalação do WordPress local


Clique em Instalar.

Tela de Instalação do WordPress local 2


Coloque os dados do site, como título e descrição, e defina um usuário e senha para fazer login no seu WordPress.

Tela de Instalação do WordPress local 3


E pronto! Agora é só fazer o login e navegar no WordPress local!

Tela de Instalação do WordPress local 4


E depois que eu desligar o computador, como faço para abrir de novo? É bem simples! Abra o Wamp outra vez e veja se ele está verde. Depois, digite localhost/wordpress/ no seu navegador e é só fazer login!


Então para resumir:

  1. Baixe e instale um servidor local;
  2. Baixe o WordPress no wordpress.org;
  3. Crie um novo banco de dados;
  4. Instale o WordPress no servidor local.


Conclusão


Ufa! Chegamos ao final desse post. Se você estava procurando como instalar o WordPress, te apresentamos 4 formas diferentes de fazer isso. Então, acho que a dúvida foi respondida, não é mesmo?


O WordPress é um dos CMS mais populares do mundo e pode ser uma ótima pedida para criar um blog novo e promover seus produtos como afiliado, ainda mais se você não tiver conhecimento de programação.


Seja de forma automática, manual, no cPanel ou de forma local, instale seu WordPress e comece a usá-lo agora mesmo, até para conhecer melhor como todas as coisas funcionam por lá. Esperamos que tenha curtido esse post e tenha tirado algum proveito dele. Continue acompanhando o blog para mais novidades. Até a próxima!