Os 8 melhores nichos Hotmart: conheça os mais lucrativos!19 minutos de leitura


Conheceu o mercado digital agora e já quer ser tornar um Afiliado Digital? Legal, então você está no caminho certo! A etapa de escolher seu nicho de mercado talvez seja a base da sua trajetória. Por isso é importante gastar um tempinho maior para fazer essa escolha para ter melhores resultados. Pensando nisso, resolvemos trazer aqui hoje os 8 melhores nichos Hotmart para que você conheça, saiba mais detalhes e escolha aquele que mais tem a ver com você.


Confira também: as melhores dicas para divulgar seus links de afiliado.


O que são nichos de mercado?


Vamos começar do bê a bá. Você sabe o que são nichos de mercado? Algumas pessoas podem ainda não saber, então vamos fazer um resuminho sobre o assunto. Nichos de mercado são segmentos, assuntos em comum de um certo público. Ou seja, algumas pessoas se interessam por finanças, marketing, empreendedorismo, design, vida fitness, dentre vários e vários assuntos. Essa pequena parcela de conhecimento e assuntos é chamada de nicho de mercado. Dentro de cada núcleo desse, é possível vender vários produtos diferentes.


Os nichos podem ser bem amplos ou bem específicos também. Quer um exemplo? Quando se fala sobre empreendedorismo, estamos trazendo vários assuntos à tona. Podemos falar sobre a história das maiores empresas do mundo, sobre hábitos de profissionais de sucesso ou as tendências do empreendedorismo para o próximo ano. Mas, quando estamos falando sobre empreendedorismo digital para advogados, falamos de um assunto muito mais preciso, concorda?


Os 2 tipos têm seus pontos bons e negativos. Um nicho de mercado mais amplo tem bastante procura. Porém a concorrência também tende a ser mais alta. Já em um nicho específico, é normal a busca pelas pessoas ser menor, mas também são pessoas, muitas vezes, mais qualificadas para fazer uma compra, além da concorrência também ser mais baixa.


Os nichos podem determinar qual é o perfil das pessoas interessadas, como será feita a comunicação direcionada a elas e quais esforços você deve fazer para dar certo nesse mercado.


Os principais tipos de nichos de mercado


Certo, agora você tem ideia do que são nichos de mercado, o que, na verdade, é bem simples, não é mesmo? Agora vamos trazer quais são os principais tipos de segmentação que a gente encontra. Existem 4 tipos principais e vamos trazer alguns detalhes importantes sobre elas. Saca só:


Segmentação geográfica


Um dos tipos mais comuns, principalmente para quem tem negócios locais, é a segmentação geográfica. Como o próprio nome diz, levamos em conta a geografia do mercado, dividindo por regiões, estados, cidades ou bairros, por exemplo.


Além de considerar a localização geográfica do público, nesse tipo de segmentação é importante também identificar seus principais concorrentes e como eles estão distribuídos no espaço, seja ele um bairro, uma cidade, um estado, país ou, por que não, no mundo.


Segmentação psicográfica


Nome difícil né? Mas seu significado não é tão complicado assim. A segmentação psicográfica nada mais é do que dividir um mercado, um público com base no seu estilo de vida. Assim, são levados em conta os costumes, tradições, opiniões, atitudes e valores.


Percebe como ela não é tão objetiva? Você entende o perfil de consumidor como um ser humano e tenta entender como é aquela pessoa, o que ela pensa, o que sente e por aí vai. Entendendo muito bem esses comportamentos, é possível criar uma conexão muito mais emocional com elas para fechar novas vendas, por exemplo.


Segmentação demográfica


Próximo assunto sobre os melhores nichos Hotmart, é a segmentação demográfica. Aqui também você levanta dados mais objetivos do seu público, como sexo, idade, faixa de renda, estado civil. educação, profissão e etc. Esse tipo de segmentação te traz informações gerais sobre o público e também direcionam sua comunicação. Quer saber porquê?


Imagine que você escolheu um produto e identificou que seu público é formado por mulheres, com idade entre 25 e 35 anos, de classe média alta. Concorda que, em regra, a linguagem usada deve ser diferente da usada se esse mesmo público fosse masculino? Outro exemplo. Se você identificou que a idade do seu público varia entre 18 e 25 anos, a linguagem usada, mais jovem, é diferente se a galera tivesse mais de 65 anos. Então, os dados demográficos também são bem importantes!


Segmentação comportamental


O nosso último exemplo é a segmentação comportamental. Ela tem uma diferença sutil para a psicográfica. Apesar do estilo de vida também ser um comportamento, aqui falamos mais sobre comportamento de consumo das pessoas. Ou seja, quando as pessoas compram um produto, onde compram e com qual frequência. Outro ponto que você pode considerar, na hora de fazer esse tipo de segmentação, é quais os benefícios que as pessoas buscam quando compram o produto.


Quer saber mais sobre segmentações de mercado? A gente separou uma fonte bem confiável, onde você pode se aprofundar no assunto ainda mais!


Melhores nichos Hotmart: como escolher?


Sabendo do que se trata um nicho de mercado, os tipos de segmentações existentes, também temos dicas para você acertar na hora da escolha dos melhores nichos Hotmart. Além de ser lucrativo, é legal ter uma certa afinidade com eles, para ter um bom domínio também (mas nada que uma dose de dedicação não resolva também). Porém, isso é papo para os próximos tópicos, confere aí!


1. Tenha afinidade com seu nicho


Essa é uma das dicas mais importantes. É importante ter afinidade com o nicho de mercado porque você vai passar um bom tempo falando e pesquisando sobre o assunto. E vamos ser sinceros: fazer o que não gosta dá muito mais trabalho, não é mesmo?


Ter domínio do que está falando também vai te ajudar a reforçar sua autoridade nas redes sociais. Faça uma lista dos temas que você curte/domina e acha que conseguiria criar conteúdo com facilidade. Talvez aí esteja sua galinha dos ovos de ouro.


2. Entenda as tendências do mercado digital


O mundo está em constante mudança. Quem diria, por exemplo, que os vídeos verticais e o TikTok seriam a febre que são? Que a gente ia começar a trabalhar de Home Office ou que os podcasts iam ser um novo fenômeno digital? Pois é meus amigos, é preciso estar antenado ao que está rolando no mundo para não perder oportunidades.


Quando identificar uma nova tendência no mercado, que pode ser uma oportunidade de nicho de mercado, busque aquelas que tenham mais procura e pouca oferta (ou concorrência). Esse é o cenário ideal. Existe uma ferramenta do Google desenvolvida especificamente para isso. Estamos falando do Google Trends. Outra ferramenta gratuita que mostra o volume de pesquisas na Internet para um determinado termo é o Ubersuggest. Vale a pena dar uma conferida também!


3. Veja se existe demanda


De nada adianta você definir o nicho, com base nos seus interesses e experiências, se não entender também a demanda de mercado. É a mesma coisa de nadar, nadar e morrer na praia. Lembra das ferramentas que a gente mostrou no tópico anterior? Elas já podem ser um bom termômetro para entender qual é a demanda para o nicho planejado.


Na busca do Google, você pode ver também os outros resultados, dos concorrentes do Google. Alguns blogs trazem comentários. Veja o que as pessoas falam sobre o conteúdo. Outra técnica fácil de por em prática, é fazer a busca pelo nicho no YouTube. Assista os primeiros vídeos e procure entender se existem muitas visualizações.


4. Nem muito amplo, mas nem muito específico


Outra dica para ter em mente, na hora de definir qual vai ser seu nicho de mercado, é não escolher nichos muito amplos, mas também não muito específicos. A lógica é a seguinte: se tiver fazendo parte de um nicho muito amplo, a concorrência será absurda e será difícil atrair pessoas qualificadas para um blog, por exemplo. Já em um nicho muito específico, é difícil fazer volume e ter visibilidade, porque se tratam de pesquisas muito precisas.


Trazendo para termos práticos: se você pesquisar, por exemplo, por “afiliados” você encontra resultados mais amplos também. Vamos encontrar resultados sobre os principais programas de afiliados no mercado digital, posts trazendo o conceito sobre o que é um afiliado digital, como funcionam esses programas e o marketing de afiliados como forma de renda extra.


Já se a gente afunila um pouco mais nossa pesquisa, procurando por “afiliados Hotmart”, os resultados mudam um pouco. A gente continua encontrando conteúdos sobre esse nicho de mercado, mas dessa vez, mais focados na Hotmart. Não é comum aparecer resultados para outras empresas, como Eduzz ou Monetizze, por exemplo.


5. Nível de concorrência


Entenda também qual é o nível de concorrência para aquele mercado que você está de olho. Hoje em dia quase todo mercado é bastante concorrido, mas isso não é motivo para desistir. Apesar de concorrido, muitos nichos ainda apresentam brechas, com infoprodutos que talvez nem sejam tão populares ainda. Mas, se estiver convicto que o nicho inicial é impossível de competir, você também pode procurar por outro mercado.


Quais são os nichos mais lucrativos?


Agora, vamos entender quais são os principais nichos de mercado na Hotmart para te guiar em uma escolha mais assertiva e que traga resultados também. Vamos lá?


1. Alimentação

Alimentação


Saúde, moda fitness e alimentação são temas bastante atuais. Cada vez mais, as pessoas buscam levar uma vida com maior qualidade de vida e esses 3 pilares reforçam bastante isso. Portanto, vem crescendo bastante a demanda por receitas saudáveis e reeducação alimentar.


Há quem busque na parte de alimentação uma nova opção de renda extra também. Dessa forma, cursos ou infoprodutos que ensinem a fazer bolos, brigadeiros, bolos de pote são bem populares na plataforma e fazem bastante sucesso. Nessa mesma ideia, tem aqueles produtos também focados em certas datas do ano, como cursos focados em ovos de páscoa.


Quer ver um exemplo? Pesquisamos nos produtos mais populares da Hotmart, aqueles que vendem mais e têm maior temperatura e adivinha? Os 2 primeiros são desse nicho.

Melhores Nichos Hotmart: alimentação


2. Estilo de vida saudável

Melhores nichos Hotmart: estilo de vida saudável


Um nicho que complementa o da alimentação, dependendo do foco em questão, é o de vida saudável. O tópico de alimentação saudável é apenas uma das possibilidades desse nicho. Existem produtos focados em comida vegetariana, vegana, receitas sem glúten, meditação, esportes, produtividade dentre outros. As pessoas estão em busca de otimizar cada ponto da sua vida, como falamos. Por isso estão dispostas a pagar para aprender o caminho também.


Para comprovar o que a gente está falando, saca só esse curso de meditação da Monja Coen, que também atinge altas temperaturas dentro da Hotmart.

Curso Monja Coen


3. Finanças e Investimentos

Finanças e investimentos


Outro grande interesse do brasileiro, que vem crescendo bastante, é sobre finanças, investimentos, renda extra e educação financeira no geral. Isso sempre pareceu inacessível para a maior parte da galera, inclusive pela linguagem difícil e termos técnicos. Mas, de uns tempos para cá, alguns YouTubers e Influenciadores começaram a ganhar visibilidade na plataforma e simplificar as coisas.


Seguindo essa onda, apareceram também muitos infoprodutos sobre esses assuntos. Da mesma forma, esses produtos são bem populares e fazem parte de um dos melhores nichos Hotmart.

Finanças e investimentos


4. Hobbies

Aprender a toca violão


Quem nunca teve vontade de aprender a tocar violão, guitarra, desenhar, costurar ou qualquer outro tipo de hobbie? Pois é, a maior parte das pessoas quer ter um passatempo para distrair a cabeça, esquecer dos problemas e se divertir um pouco. Sabe qual é a boa notícia? Existem vários cursos que ensinam essas habilidades também e a procura costuma ser alta.


Hobbies são ligados a paixões que a gente tem na vida, não é mesmo? Por isso, as pessoas não colocam muitas barreiras na hora de buscar conhecimento para viver a sua paixão o mais rápido possível. Fora que alguns hobbies ainda podem se tornar excelentes opções de renda extra também.


5. Marketing Digital

Marketing Digital


O Marketing Digital é outra área que anda bem em alta e os benefícios são atrativos: trabalhar de onde quiser, ganhar dinheiro online, ter uma fonte de renda extra e por aí vai. O nicho de marketing é bem rico também e você pode achar, desde ferramentas que ajudam a otimizar algumas tarefas de rotina, como o Lead Lovers, até cursos focados em afiliados digitais, como o Fórmula Negócio Online. Também encontramos presets de design, edição de vídeos e até cursos de tráfego pago para afiliados.


O curso do Alex Vargas, o Fórmula Negócio Online, é um bom exemplo de como esse nicho é popular e pode ser também lucrativo. Ele bate 150° de temperatura e oferece uma comissão muito boa também.

Fórmula Negócio Online


6. Idiomas

Melhores Nichos Hotmart: Idiomas


Desde sempre, aprender inglês, espanhol, italiano e outras línguas sempre foi uma necessidade, certo? É verdade que saber 2, 3 ou 4 línguas diferentes abre muitas portas, não só profissionais, como pessoais também. E agora que existem cursos online, muita gente resolveu migrar para o digital e aprender um outro idioma de forma mais autodidata.


Duvida? Sabe quem é o maior vendedor de toda a história da Hotmart? Isso mesmo, meus amigos, um professor de inglês. Lógico, não existe garantia de que você será o próximo ou que ficará milionário indicando cursos de inglês, como os do Mairo. Mas, apenas para você ver que dá para fazer uma graninha com esse nicho também.


7. Educação Profissionalizante

Melhores Nichos Hotmart: Educação Profissionalizante


Infelizmente, o número de desempregados no Brasil é o maior desde 2012, atingindo 14,4 milhões de pessoas. Mas o brasileiro tem raça e não deixa a peteca cair. Para pagar as contas e sustentar famílias, muita gente vai atrás de profissões informais.


Não é atoa que existem produtos populares nesse nicho também. Estamos falando de cursos para manutenção de celulares, de designers de sobrancelhas, depilação profissional, maquiagem, manicure, dentre vários outros. E não se assuste se encontrar esses cursos com 150° de temperatura também. Costumam ser bem populares no mercado.


8. Concursos Públicos

Melhores nichos Hotmart: concursos públicos


Estabilidade, segurança, benefícios e um bom salário. O melhor de tudo: um salário garantido! Essas são as promessas que atraem as pessoas em busca do seu lugar ao sol em alguma repartição pública, não é mesmo?


Pois é! Muitos clientes da Hotmart apostam sua preparação em cursos online, focados em concursos públicos. A variedade de materiais é grande também. Vai, desde planilhas para organizar os estudos, até mapas mentais ou provas para concursos de uma área específica. Você consegue encontrar infoprodutos muito quentes, batendo os 150° e outros nem tão concorridos assim.


Produtos digitais mais vendidos


Bom, já deu para ter uma noção geral de quais são os melhores nichos Hotmart, certo? Mas vamos falar um pouco dos produtos também? Existe uma grande variedade deles, como e-books, cursos completos, videoaulas. Então também é bom ter uma noção de quais deles, geralmente, trazem um bom retorno.


1. Serviços recorrentes


Vender infoprodutos na versão de assinatura é uma ótima pedida! Se você conseguir indicar e converter clientes para esses produtos, a cada venda vai receber uma comissão, concorda? Então você pode correr o risco de acabar ganhando dinheiro meio no automático. Quem não quer passar por isso?


2. E-books


E-books, para quem não conhece, são livros digitais, normalmente no formato PDF. São bem versáteis, em um e-book você consegue trabalhar diversos temas para a sua audiência e a produção é, de certa forma, “rápida”. Geralmente têm um custo acessível, o que pode atrair mais pessoas e também tem um conteúdo menos denso do que o de um curso.


3. Materiais em aúdio


Na correria do dia a dia, a gente tem que encontrar brechas para estudar e evoluir, não é mesmo? Os audiobooks e podcasts são excelentes para a gente aproveitar momentos em que não precisamos dar 100% de atenção para o que estamos fazendo. Esse tipo de material geralmente é um complemento de algum curso ou e-book, mas também fazem parte da plataforma da Hotmart.


4. Cursos e videoaulas


Formato clássico de conteúdo de infoprodutos e talvez seja o carro-chefe das plataformas de afiliados. Aqui nem precisamos comentar muito, né? São cursos de vários e vários nichos que são vendidos todos os dias.


Nichos de mercado inexplorados: como encontrar?


É, talvez você percebeu que, apesar de ser uma boa ideia investir no mercado de afiliados, também existe muita concorrência, isso é fato. E agora, como encontrar a próxima galinha dos ovos de ouro? Bom, existem ferramentas que não vão garantir, mas podem te ajudar! Algumas já até falamos um pouco. Mas vamos lá!


1. Ubersuggest


O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Uma alternativa “gratuita” para quem trabalha com SEO e precisa entender qual é o volume de buscas para pesquisas feitas no Google. Além disso, o Ubersuggest sugere também outros termos relacionados à pesquisa principal e também seus volumes de busca. Isso tudo pode te dar ideias de novos nichos que você ainda não conhecia.


2. Google Trends


Está em busca de novas tendências que rolam no mundo online? O Google tem uma ferramenta que serve só para isso! Estamos falando do Google Trends. Ela mostra assuntos que estão sendo mais falados, pesquisas que estão em alta, pesquisas relacionadas, como estão sendo feitas por estados e muito mais! Vale tirar um tempinho para mexer no Google Trends.


3. SEM Rush


Na mesma linhagem do Ubersuggest, o SEM Rush vai te ajudar a ver qual é o volume de buscas para termos de pesquisa. E por que isso é útil? Bom, assim você consegue perceber se existe uma certa demanda para termos relacionados para o seu nicho e se é viável trabalhar com ele ou não. Além disso, mostra também se os termos são concorridos ou não, o que também reflete na concorrência dos nichos. O SEM Rush é uma das ferramentas referência no mercado de SEO. A desvantagem é que custa caro.


4. Pesquisa do Google


Seguindo nosso post sobre os Melhores nichos Hotmart, trazemos outro site bem conhecido. Ele mesmo, o Google! Os resultados de pesquisa trazem informações muito úteis para nós, como as perguntas frequentes e pesquisas relacionadas, que aparecem no rodapé da página. “Ah, mas não consigo saber o volume de buscas”.


Isso é fácil de resolver. Abra um bloco de notas, copie todos os termos das perguntas frequentes e relacionadas com sua busca principal e jogue cada uma dentro do Ubersuggest ou SEM Rush. Assim você vai conseguir saber com precisão qual é o volume de buscas e a concorrência dentro do nicho pesquisado.


Além dessas, também listamos várias outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave em um post completo!


Bom, meus amigos, o post sobre melhores nichos Hotmart chegou ao fim. Esperamos que tenha curtido e aproveitado todo esse conteúdo, que deu bastante trabalho para fazer! Aplique essas dicas, encontre seu nicho de mercado, crie uma estratégia e comece a fazer suas vendas. Esperamos que tenha bastante sucesso! Até o próximo Papo de Afiliados!