Hotmart para iniciantes: o que você deve saber para começar!27 minutos de leitura


Você ouviu falar do mercado de afiliados digitais e viu nisso uma boa oportunidade. Quem não quer, não é mesmo? Trabalhar de casa ou de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet. Realmente essa nova forma de trabalhar permite mais liberdade e qualidade de vida. Mas, na prática, não é tão simples assim. Vários afiliados buscando sua primeira venda para acreditar com os próprios olhos que o negócio funciona. Muita gente também está em busca da fórmula milagrosa para ganhar dinheiro rápido e pode acabar se frustrando. Mas, se você quer persistir e conseguir prosperar nesse mercado, a gente fez esse guia de Hotmart para iniciantes.


Vamos trazer as principais informações que você precisa saber no começo para se sentir menos perdido. Então, se esse papo te interessa e você quer saber mais, continua aqui com a gente porque ainda tem muita coisa para rolar!


O que é a Hotmart?


Bom, e abrindo nosso conteúdo sobre Hotmart para iniciantes, vamos falar um pouco sobre a dita cuja, certo?


A Hotmart é uma empresa mineira que comercializa produtos digitais. Ela tem uma estrutura própria e aceita o cadastro de produtos como e-books, vídeo aulas, cursos online, templates e etc. Isso funciona em um mercado digital. Os criadores, também chamados de produtores, são os “donos” desses produtos e recebem por cada venda realizada. Dentro desse sistema, existem também os afiliados. Eles podem entrar no mercado da empresa, escolher um produto e fazer o pedido de afiliação. A cada venda fechada, os afiliados recebem uma comissão.


E a própria Hotmart também monetiza com essas negociações. A cada venda feita, a empresa recebe uma parcela do dinheiro e assim também é recompensada. Então, esse modelo é baseado em uma troca entre empresa, afiliados e produtores.


A Hotmart é confiável?


Uma dúvida que é bastante comum, para quem está tendo os primeiros contatos com a empresa, diz respeito a sua confiança no mercado. Será que a Hotmart é confiável mesmo, ou não passa de conversa fiada? Ou será ainda que é pirâmide?


Então, vamos trazer alguns dados para te mostrar que você não precisa mais ficar com a pulga atrás da orelha. Vamos começar pelo Reclame Aqui, que traz vários números sobre a empresa. O que vamos mostrar aqui são informações na data que esse post está sendo escrito. Pode ser que eles mudem com o tempo, beleza?

  • A nota da empresa é de 8,2 em uma escala de 0 a 10.
  • O índice de reclamações respondidas é de 99,8%.
  • 74,3% é a porcentagem de pessoas que voltariam a fazer negócios.
  • O índice de solução da Hotmart é de 84,5%.
  • Ela resolveu 84,3% dos problemas.
  • Respondeu também a 99,7% de todas as reclamações.


Já ficou também entre as 5 primeiras empresas do prêmio Época Reclame aqui. Então, a princípio, temos uma impressão boa da empresa, concorda? Mas vamos ver outras fontes também. Saca só:


A página da Hotmart no Linkedin saiu também no ranking das 10 melhores páginas de empresas e foi a única empresa brasileira. A pesquisa foi feita pela própria rede social, que destacou que a empresa comemora conquistas que alcança e dá visibilidade também para seus funcionários. No seu perfil no Linkedin, ela tem 7.596 funcionários cadastrados também e várias vagas de trabalho em aberto.


Além disso, a própria empresa traz alguns dados internos. Ela está na ativa há 9 anos, presente em 188 países e conta com mais de 20 milhões de usuários. Entre eles, produtores, afiliados e clientes.


E, recentemente, a empresa recebeu um aporte de grana de, nada mais, nada menos, que 130 milhões de dólares! E agora faz parte dos chamados unicórnios brasileiros, empresas com valor acima de 1 bilhão de dólares.


Então, não tem muito o que dizer. Para você que tem dúvidas como:

  • Hotmart é seguro?
  • Hotmart é pirâmide?
  • Hotmart é furada?
  • Hotmart é bom?
  • Hotmart é verdade?
  • Hotmart é confiável para trabalhar?
  • Hotmart é uma boa empresa?


Dá para ver que é um negócio real, com um quadro grande de funcionários, presença internacional, premiações e – de quebra – um fundo milionário injetando dinheiro na empresa. Pode ficar sussa que a parada funciona mesmo.


Como a Hotmart funciona?


Próximo assunto do nosso guia de Hotmart para iniciantes: como funciona? Já demos uma palinha sobre a parada toda. Mas agora, vamos entender um pouco mais disso tudo. Começando por todos os envolvidos nesse negócio digital. Vamos lá?


Produtor Hotmart


Bom, como falamos um pouquinho, o produtor é o “proprietário” do produto digital. Ele que criou a ideia, planejou e estruturou seu curso, e-book ou vídeo aulas. Ele que decide para quem libera ou não a afiliação ao seu produto e também é quem dá o suporte necessário aos afiliados (no caso de um produto bom). Geralmente é uma pessoa que é especialista em alguma área de conhecimento e decide monetizar sua especialidade.


Afiliado Hotmart


Os afiliados, normalmente, não tem um produto cadastrado em seu nome. Vivem de comissão e são tipo um vendedor on-line. Eles vão traçar alguma estratégia de divulgação do infoproduto na Internet, por sua conta em risco, e se tudo der certo recebem uma porcentagem da venda. É importante sacar também que cada produto tem um valor diferente de comissão. Sempre que precisarem de alguma ajuda com relação ao produto, vão recorrer ao produtor.


Plataforma digital


A plataforma digital é o palco onde tudo isso acontece. Para que tudo funcione, é preciso alguém para organizar. Nesse caso são as empresas. A Hotmart é referência nesse mercado, mas existem outras também, como Eduzz, Monetizze, Lomadee, Amazon e muitas outras. Essas empresas são responsáveis pela plataforma, por cuidar dos pagamentos, do cadastro dos produtos e usuários, dentre várias e várias outras coisas importantes.


Cliente final


E, por último, o cliente final. São os próprios consumidores que levam os produtos digitais. Normalmente eles têm um prazo entre 7 e 15 dias para desistir da compra e receber 100% do valor investido.


Hotmart para Iniciantes: Conhecendo a plataforma


Então, agora você está um pouco mais por dentro das relações entre todos os envolvidos nesse mercado digital, certo? Mas ainda não acabou o assunto de Hotmart para iniciantes. Ainda temos muito para falar aqui e você é o nosso convidado especial. As próximas dicas para os iniciantes serão sobre a plataforma. Vamos detalhar um pouco mais para você ter uma visão geral, ok?


Cadastro


E para começar, vamos falar sobre o cadastro na Hotmart. Acesse o site da empresa e, no canto superior direito, clique em Cadastre-se.

Hotmart para iniciantes: cadastro na plataforma


Coloque seus dados: nome e e-mail. Defina também uma senha e escolha a opção Vender produtos. Marque também que está ciente dos termos de uso da Hotmart e clique em Continuar.

Cadastro na Hotmart 2


Na próxima tela, marque uma das opções e clique em Entrar. Você também pode Responder depois se quiser.

Cadastro na Hotmart 3


Agora, clique em Vamos lá.

Cadastro na Hotmart 4


No próximo passo marque uma das 2 opções: estou começando agora ou já vendi produtos online anteriormente.

Cadastro na Hotmart 5


Selecione pelo menos um dos interesses e clique em Avançar.

Cadastro na Hotmart 6


Agora marque quais serão suas estratégias de divulgação e novamente clique em Avançar.

Cadastro na Hotmart 7

E, para fechar, clique em Começar.

Cadastro na Hotmart 8


E pronto! A plataforma já está liberada para você mexer à vontade. É preciso incluir mais alguns dados pessoais, mas a gente já fez um post completo sobre isso. Confira aqui!


Mercado


Na parte esquerda da tela, a gente tem um menu com várias opções. Vamos te dar uma visão geral sobre cada uma delas, começando pela parte de Mercado.

Menu lateral


Dentro dessa parte, você vai poder visualizar os produtos cadastrados dentro da plataforma e aos quais é possível pedir a afiliação. De cara, dá para ver também o valor da comissão recebida por cada venda e qual é a temperatura do produto. Aqui, a empresa também criou 4 categorias para facilitar a sua busca: Primeiras vendas, Mais Quentes, Mais Queridos e Mais Recentes.

Hotmart Mercado


Se tiver alguma ideia do que quer procurar, pode usar também a caixa de busca. Clicando em cima da miniatura, você consegue ver mais detalhes do produto, como as condições para se afiliar a ele, uma descrição explicando do que se trata, materiais de divulgação, sua temperatura, blueprint e satisfação.

Hotmart Mercado 2


E, do lado direito da tela, dentro da parte de mercado, têm alguns filtros que você pode usar para dar uma refinada na sua pesquisa e mostrar só produtos que atendam esses critérios.

Hotmart Mercado 3


Meus Afiliados


Já essa parte é mais direcionada para produtores. É possível visualizar quem são os afiliados do seu produto e também ver os pedidos de afiliação recebidos. Se você acabou de entrar na Hotmart, vai ver um botão para criar um produto nessa etapa.

Meus afiliados


Produtos


Dando sequência no nosso guia de Hotmart para afiliado iniciante, temos agora a parte de produtos. Aqui você consegue Cadastrar um produto novo, ver aqueles que você é produtor/afiliado/Coprodutor, suas compras e um recurso novo chamado Espaço.

Produtos


Cadastrar Produto


Clicando em cadastrar um novo produto, você vai ser direcionado para uma nova tela. Aqui você escolhe o tipo de produto, se é um curso online, serviços de consultoria, eventos online e até assinaturas para cursos online. Então, é só seguir o passo a passo depois.

Cadastrando novos produtos


Sou Produtor


Aqui nessa janela, vão aparecer todos os produtos criados por você. Se tiver feito o cadastro agora e não tiver nenhum produto ainda, essa parte vai estar vazia.

Lista de produtos do Produtor


Sou Afiliado


Da mesma forma que acontece com os produtos criados por você, nessa parte vão aparecer aqueles que você fez o pedido de afiliação, que foi aceito. Aqui também é possível encontrar os links exclusivos para divulgação do produto.

Lista de produtos do afiliado


Minhas Compras


Independente de ser produtor ou afiliado, você pode fazer compras dentro da plataforma de algum produto que tenha te interessado também, por que não? Para acessar seus cursos, e-books ou outro produto digital que tenha escolhido, é só acessar essa opção.


Espaço Hotmart


Essa é uma ferramenta recente que foi lançada. É um ambiente virtual que pode ser criado para quem já comprou de você antes. Dá para mostrar todos os produtos digitais, testar outras estratégias de divulgação e oferecer novas opções de compra. Ainda é possível criar um link único, para divulgar tudo de uma vez!


Vendas


A plataforma também tem um espaço destinado para as Vendas. Você pode ver os dados de uma forma mais geral, acompanhar as assinaturas fechadas, ver os recibos de vendas e aquelas que tiveram pedido de reembolso (sim, é triste mas acontece).

vendas na Hotmart


Visão Geral


Na aba de Visão Geral vão ser mostrados os dados de venda de forma mais ampla. Na parte principal, a de Transações, você encontra o código da transação, nome do produto que foi vendido, data da compra, a forma de pagamento, quanto você ganhou de comissão, além do status daquela venda. Essa é uma das abas mais importantes da Visão Geral.

Visão geral de vendas


No canto superior direito, você tem algumas opções de configurações também. É possível aplicar ações em lote, filtrar suas vendas de acordo com o período de tempo, nome do produto ou status de transação, ou ainda exportar tudo para um arquivo CSV ou XLS.


Assinaturas


Um produtor pode criar produtos para serem vendidos na forma de assinatura. Ou seja, existe a cobrança recorrente, que pode ser semanal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual para continuar tendo acesso ao conteúdo.


Então, nessa seção do site, você vai poder controlar a situação das assinaturas vendidas. Na primeira aba dessa tela, você pode conferir os status, que podem ser:

  • Ativo;
  • Atrasado;
  • Cancelada pelo Administrador;
  • Cancelada pelo Cliente;
  • Cancelada pelo Vendedor;
  • Inativa;
  • Iniciada;
  • Vencida.


Para saber mais detalhes sobre os status da assinatura, confira esse artigo.


Já na segunda aba, a gente vai encontrar assinaturas em que foi pedido pelo cliente a mudança do seu plano, que pode ser para outro mais caro ou mais barato que o contratado.

Assinaturas


Recibos


Essa parte é um pouco mais burocrática. Aqui você vai encontrar os recibos de comissões que você ganhou, os enviados por você como os recebidos dos Afiliados (no caso de produtores). Essa tela também é separada em abas, que são 3: emitidos, recebidos e pendentes.

Recibos


Reembolsos


Já nessa aba, você pode controlar os pedidos de reembolso de suas vendas, conferir os status de cada uma, além de escolher entre as ações disponíveis.


Mensagens


Próximo assunto desse guia de Hotmart para iniciantes é a aba de mensagens. E a explicação é muito simples: é um canal de comunicação, onde produtores e afiliados podem entrar em contato uns com os outros e discutir questões relacionadas aos produtos, novidades, novas condições de vendas e outros assuntos.


Saldo


Na próxima seção, temos a parte de saldo. E aqui você vai encontrar o coração financeiro da sua conta Hotmart, como o saldo total da sua conta, o que está disponível para sacar, a movimentação financeira da conta e o histórico de saques também.

Saldo


Relatórios


A parte dos relatórios vai trazer os números referentes ao seu negócio digital. Não dá para falar sobre todos aqui porque o post vai ficar muito longo. Mas, nessa etapa, você pode visualizar relatórios separados por afiliados, produtor e coprodutor. Vamos trazer alguns exemplos de relatórios que você pode encontrar aqui:

  • Clientes: mostra a lista de clientes e informações de compra que fizeram;
  • Comissões geradas: consulta de tarifas pagas e comissões geradas como produtor, afiliado e coprodutor;
  • Desempenho de afiliados: traz a performance dos afiliados vinculados a um produto;
  • Desempenho dos produtos promovidos: mostra como está o desempenho dos produtos promovidos;
  • Formas de pagamento: mostra as principais formas de pagamento das vendas fechadas por você;
  • Vendas por país: vai trazer quais são os países para os quais você fecha mais vendas;
  • Receitas por dispositivo: é possível descobrir quais dispositivos estão vendendo mais (celular, desktop, tablet);
  • Receitas: permite ver as receitas geradas por vendas em um período específico;
  • Receitas por produto: detalha quanto de receita cada produto promovido gerou.


E esses são alguns exemplos, mas a plataforma traz muito mais relatórios. Vale a pena tirar um tempinho para fuçar e mexer em cada um deles, para ver como funcionam.

Relatórios Hotmart


Ferramentas


Assim como na parte de relatórios, as ferramentas estão separadas por abas: para produtores, afiliados e coprodutores. E quais delas você encontra aqui? Bom, tem muita coisa. A gente vai comentar um pouco sobres as principais, mas é bom você dar uma mexida depois com calma também, ok?

  • eNotas: serve para emitir notas fiscais dos produtos que você vendeu;
  • Hotmart Ads: usado para criar campanhas de tráfego pago no Google de forma mais fácil;
  • Webinário: ferramenta útil para fazer lives e eventos ao vivo para o público;
  • Gerenciador de links: essa daqui é usada para personalizar, encurtar e incluir parâmetros no seu link de divulgação;
  • Pixel de rastreamento: se você não tem uma página própria, pode configurar o pixel de rastreamento das plataformas de anúncio dentro da Hotmart;
  • Programa de afiliados: permite que outras pessoas possam promover seu produto em troca de uma comissão;
  • Material de divulgação: aqui você pode cadastrar materiais para que afiliados usem na promoção dos produtos, como banners, modelos de e-mails ou vídeos.
  • Páginas alternativas: também é possível cadastrar uma página diferente da página de vendas, como uma página para captura de leads (clientes em potencial) ou páginas com ofertas especiais, por exemplo;
  • Hotleads: configurando o Hotleads, os afiliados podem receber comissões se algum lead capturado por ele fechar uma compra.


Essas são apenas algumas das ferramentas que a Hotmart oferece. Mas existem muito mais. Então, separe um tempinho para dar uma olhada com calma.

Ferramentas Hotmart


Hotmart Analytics


Por fim, vamos fazer um breve resumo sobre o Hotmart Analytics. Assim como as ferramentas de análise de dados, ela serve para trazer informações estratégicas sobre o negócio digital para que produtores e afiliados possam ter novos insights e assim ir melhorando sua estratégia.


Ele é gratuito e, por meio de um código de rastreamento, visitantes de um site, página de vendas ou checkouts são incluídos em gráficos e tabelas. Os produtores e afiliados que interpretarem bem esses dados, podem encontrar boas oportunidades.


Links de divulgação


Ufa, agora você já tem uma noção melhor de como a plataforma funciona, certo? Mas ainda não acabou. Um outro assunto que pode confundir os marinheiros de primeira viagem são os links de divulgação. Hotlink, link alternativo e link dinâmico, o que isso tudo quer dizer? É sobre isso que vamos falar agora. Continue lendo!


Hotlinks


Esses são os links mais simples e mais fáceis de serem entendidos. São links de divulgação que você usa quando quer direcionar os visitantes apenas para a página de vendas do Produtor. Obs: para rastrear a origem da venda, é só colocar o parâmetro ?src=nome da origem. Então, se o seu link é https://go.hotmart.com/D37313591O e você está fazendo anúncios no Google, é so fazer assim https://go.hotmart.com/D37313591O?src=googleads.


Para saber mais sobre os Hotlinks, veja esse artigo.


Hotlinks Alternativos


Esse tipo de link vai direcionar o usuário para uma página alternativa, diferente da página de vendas oficial. Então, se o produtor usa uma isca digital, por exemplo, que são conteúdos gratuitos usados para capturar dados pessoais, vai usar uma página de captura alternativa. Outro caso bem comum é se existe alguma oferta específica também ou alguma promoção do produto. Tudo isso você acha na parte de Hotlinks Alternativos.


Obs: você também deve rastrear a origem da venda nesse caso, que é um pouco diferente. Ao invés de usar o ? a gente vai colocar o & no final da URL. Então, pegando o link de exemplo https://go.hotmart.com/D37313591O?ap=0020 e supondo que ele seria usado nos anúncios do Google, nossa URL final seria https://go.hotmart.com/D37313591O?ap=0020&src=googleads. Ou seja, vamos trocar o ?src= por &src=


Hotlinks Alternativos Dinâmicos


Nossa terceira opção para divulgação são os Hotlinks Alternativos Dinâmicos. Para que eles servem? Bom, um produtor que se preze não fica dependendo apenas dos afiliados. Então, é comum que também criem conteúdo digital para redes sociais, blogs e etc. Então, o afiliado pode aproveitar esse conteúdo já gerado pelo por eles (posts, vídeos, imagens) e aplicar na sua estratégia também.


Para saber mais sobre eles, veja esse conteúdo que a própria Hotmart preparou!


Como fazer campanha para vender vender os produtos da Hotmart?


Agora que você tem uma noção geral e completa sobre a plataforma Hotmart, precisa aprender também como vender produtos online e receber comissões, certo? Então, vamos trazer algumas ideias que podem ser aplicadas nesse guia de Hotmart para iniciantes. Você pode criar um blog e atrair tráfego orgânico do Google. Pode iniciar um canal no YouTube e publicar conteúdo relevante para a sua audiência. Também é possível usar as redes sociais para divulgar seus infoprodutos. Mas fica aqui com a gente, que vamos trazer algumas ideias.


Blog


Talvez essa seja o canal mais sustentável e que dá resultado a longo prazo. A ideia é simples. Você escolhe um nicho de mercado, identifica quem é seu público e as principais dúvidas que ele tem. A partir disso, crie conteúdo respondendo todas as perguntas da sua audiência, de forma mais completa possível. É isso que vai trazer relevância para seu conteúdo. Aos poucos, vá fazendo posts review, comentando sobre os benefícios dos seus produtos. Também dá para divulgá-los na barra lateral do blog.


Canal no YouTube


Vídeos são outra forma poderosíssima de comunicação na Internet. Isso porque geram mais conexão e trazem mais proximidade com o público. O funcionamento aqui é basicamente igual no blog: você cria conteúdo de interesse para sua audiência e vai construindo confiança com seu público. Pontualmente, faça vídeos review, trazendo conteúdo relacionado aos seus produtos. Inclua os links de afiliado nas descrições, comentários fixados ou cards, por exemplo.


Se o seu blog já tiver uma boa quantidade de tráfego, pegue os seus posts mais populares e transforme-os em vídeos também. Na sequência, publique e incorpore os vídeos no meio do texto. Assim, os leitores do seu blog virão que você também tem um canal e, dessa forma, o blog dá força para o crescimento dele.


Outra forma de conseguir mais oportunidades de vendas e também de aumentar o crescimento do canal, é a partir de lives. As transmissões ao vivo estão em alta e os algoritmos das redes sociais tendem a impulsionar esse tipo de vídeo. Então, coloque essa estratégia na sua lista também.


Veja como fazer roteiros de vídeo para o YouTube!


Perfil no Instagram


O Insta é uma das redes sociais mais populares do momento e provavelmente seu público também está lá. E por lá, é possível explorar muita coisa, o Insta dá muitas possibilidades! Para atrair público, você pode apostar na criação de posts carrossel (que geram grande quantidade de salvamentos e compartilhamentos), imagens, vídeos, Reels ou Stories.


Mas aí você pode estar se perguntando: “ok, mas onde eu coloco meu link de afiliado?”. Bom, basicamente tem 2 formas de fazer isso. Se você acabou de criar sua conta, ela não vai ter 10 mil seguidores. Nesse caso, o Arraste para Cima não funciona e você não consegue colocar, a principio, seu link de afiliados nos stories. Mas, dá para chamar a atenção para o Link da Bio e usar um agregador de links, como o Linktree, para promover produtos digitais e suas outras redes também.


Anúncios pagos


Se tiver um pouco de conhecimento ou interesse em mídia paga, também pode usar o Google Ads ou Facebook Ads para promover seus links de afiliado. A vantagem é que você controla o quanto irá gastar por mês, para qual região geográfica vai anunciar e quando suas campanhas estarão ativas ou não. Se quiser aprender mais, temos um Guia Completo sobre o Google Ads.


Confira também outras maneiras de divulgar link de afiliados na Internet!


Outras perguntas frequentes


E, para fechar esse texto, vamos trazer algumas dúvidas frequentes para complementar nosso guia de Hotmart para iniciantes. Então, prepara o gás final que está quase acabando!


Como aprender a trabalhar com a Hotmart?


Não é uma das tarefas mais simples, mas é completamente possível! É preciso estudar muito e testar muita coisa. Existem vários canais no YouTube, como os da Gabi Cervantes, Caio Calderaro, Joba e vários outros que passam bastante conhecimento. A própria Hotmart oferece um curso gratuito também.


Como ganhar dinheiro rápido na Hotmart?


É um pouco complicado ganhar dinheiro rápido, mas algumas dicas ajudam. Escolha um produto de baixo ticket médio (preço), mas que também ofereça uma comissão razoável. Se tiver verba para investir, considere fazer anúncios pagos. Com isso é possível vender em até 24 horas (mas não garantido).


Quanto posso ganhar com Hotmart?


Bom, não existe um limite, mas também não temos garantias. A Internet abre possibilidades quase infinitas e, a partir de uma estratégia bem feita, é perfeitamente possível ganhar muito dinheiro. Tem muita gente que vive exclusivamente da venda de produtos online hoje em dia.


E chegamos ao final do nosso post de Hotmart para iniciantes. Esperamos que tenha curtido e, se ficou alguma dúvida, deixe para a gente nos comentários. E, olha só, esperamos você no próximo Papo de Afiliados! Até mais!