Como escolher um produto para se tornar afiliado: 17 dicas17 minutos de leitura


Escolher um produto para ser afiliado envolve algumas coisas. É preciso analisar sua página de vendas, o valor da comissão, indicadores de satisfação, temperatura e blueprint, além do suporte do produtor. Também é válido ver se existem materiais de divulgação disponíveis e ver se o produto está de acordo com o nicho escolhido.


Muita gente vê no mercado de afiliados uma nova possibilidade de renda extra, liberdade ou viver daquilo que gosta. E, realmente, tudo isso chama bastante atenção, não é mesmo? Quem não quer ter seu lugar ao sol e fazer aquilo que gosta? Esse é um mercado que pode trazer bastante retorno, quando se aprende as técnicas certas.


Mas então, se você decidiu se tornar um afiliado digital, precisa dar um dos primeiros, se não for o primeiro passo: aprender como escolher um produto para se tornar afiliado! Existe muita coisa boa no mercado digital, mas também muito produto de qualidade duvidosa. Sua missão é separar o joio do trigo. Embora nem sempre essa seja uma tarefa simples, trouxemos 17 dicas para te ajudar com esse objetivo. Então, continue lendo para descobrir como fazer isso!


Qual o melhor produto para ser afiliado?


Muita gente se faz essa pergunta. O problema é que não existe uma resposta exata para ela.


Arrisco dizer que o melhor produto para ser afiliado é aquele que tem bons indicadores de satisfação, temperatura, blueprint, que gera um volume significativo de vendas e que tenha uma comissão legal. Mas também que não tenha tantos pedidos de reembolso pelos clientes.


Como escolher um produto para se afiliar na Hotmart?


Então vamos às dicas de ouro para que você aprenda como escolher um produto para se tornar afiliado. Vamos focar na Hotmart, que no último ano teve um crescimento de 80%. Mas, nada impede que você aplique essas dicas em outras plataformas, como a Eduzz ou Monetizze também.


1. Escolha do nicho


Bom, a gente tá batendo um papo aqui hoje sobre como escolher um produto para se tornar afiliado, certo? Mas antes, é preciso que você tenha escolhido um nicho de mercado e identificado quem é o seu público-alvo, as pessoas que tem mais chance de se envolver com sua marca e fechar uma compra com você,


Não sabe o que é um nicho? Relaxa! Você sabe sim, quer ver? Moda, emagrecimento, negócios, marketing, design e por aí vai. Simples assim.


Mas o que isso tem a ver com a escolha do melhor produto? Tudo a ver! Definindo um nicho e conhecendo seu público, você será guiado para essa escolha com muita facilidade. Faz sentido oferecer um produto de emagrecimento para um público do nicho de design? Bom, pode até dar certo. Mas, oferecer esse mesmo produto para pessoas que precisam perder peso é muito mais assertivo.


Então, se você ainda não definiu esses pontos, faça isso antes de pensar na escolha do produto certo.


2. Ticket médio


Outro ponto que se deve levar em conta na hora de definir o produto ideal para se afiliar é avaliar seu ticket médio. Esse jargão nada mais é do que o preço que o produto custa para o cliente final.


Essa dica é ainda mais valiosa se você é um afiliado com pouca experiência e está em busca da tão sonhada primeira venda!


O preço do produto influencia diretamente na decisão de compra. Estamos muito mais propensos a comprar aquilo que custa R$50,00 do que um curso de R$1.000,00. Por essa razão, a escolha de um produto mais barato pode facilitar bastante na hora de fechar as vendas. Mas, fique de olho também no valor da comissão. Quanto mais barato for, a tendência é que sua comissão também seja menor. Em alguns casos pode não compensar.


Esse é um assunto que vamos usar de gancho para a próxima dica. Se liga!


3. Primeiras vendas


Aqui no blog a gente já trouxe algumas dicas para fechar a primeira venda. Mas, dentro da própria Hotmart, eles já fizeram uma seleção para você dos produtos que tem mais chance de ajudar na primeira venda. É só você ir em Mercado, Primeiras vendas que vão aparecer vários deles.

Como escolher um produto para se tornar afiliado: primeiras vendas na Hotmart


E então é só aplicar todas as dicas que vamos ensinar aqui normalmente para selecionar os melhores dessa lista e os que tenham mais a ver com seu nicho.


4. Material de divulgação


Se o produtor criou materiais de divulgação, prontos para uso, acabou de ganhar mais pontos com você! Os melhores produtos para se afiliar na Hotmart cumprem esse requisito. Se você tem um blog, por exemplo, ou promove seus produtos via tráfego pago, usando display, vídeos ou banners vai saber do que estamos falando. Isso facilita e muito! Fora que o produtor pode ter feito testes com todas essas peças gráficas e validado as melhores!


Esse material pode ser encontrado na parte de Material para Divulgação. É só entrar em qualquer produto que você vai encontrar uma aba separada para eles. Nem todos os produtores colocam o material dentro da Hotmart. Então, se não encontrou, não se preocupe. Mande um e-mail para a equipe responsável pelo produto e pergunte sobre isso.

Material de divulgação na Hotmart


5. Página de vendas


Mais um ponto – talvez um dos mais importantes – no momento de escolher um infoproduto para se afiliar é analisar a página de vendas dele. Mas o que exatamente é preciso olhar? Bom, não existe uma receita de bolo tão fechada. Mas algumas dicas podem ajudar e aumentar as chances dela converter visitantes em clientes. Vamos lá:

  • Vídeo de vendas: muitos produtores colocam vídeos nas páginas de vendas. Assista até o final e veja se você ficou convencido. Confira também se o vídeo prende sua atenção.
  • Título: deve ser chamativo e, de preferência, fala sobre o problema que o visitante quer solucionar.
  • Provas sociais: confira se existem depoimentos de outras pessoas que já compraram.
  • Informações sobre o produto: a página de vendas deve conter informações completas e precisas sobre o produto que está em foco.
  • Perguntas frequentes: outra boa prática é trazer respostas para as perguntas mais comuns do público.
  • Garantia: observe se existe algum tipo de garantia caso a pessoa queira desistir da compra. É muito comum ter um prazo de 7 dias para que o cliente peça o reembolso do dinheiro.
  • Linguagem persuasiva: assim como o vídeo, o texto da página deve ser persuasivo e convencer o visitante sobre a oferta.
  • Benefícios: veja também se existe algum benefício que o produto oferece, como a otimização de tempo, por exemplo.
  • Objeções: objeções são argumentos que afastam as pessoas da compra. A página de venda deve responder as principais.
  • Design: um design atraente pode prender a atenção das pessoas por mais tempo e atraí-las para o conteúdo da página.
  • Tempo de carregamento: outro ponto que pode influenciar no desempenho da página de vendas é o tempo de carregamento. O ideal é que carregue de forma bem rápida.
  • Bônus: por fim, mas não menos importante, veja se há destaque para materiais bônus que o produto oferece.


Se quiser aprofundar mais no assunto de página de vendas, confere esse post aqui!


6. Valor da comissão


Já comentamos aqui, mas vale reforçar: veja qual é o valor da comissão do produto escolhido. Promover um infoproduto com comissão baixa e outra maior dá o mesmo trabalho. Então, se for para fazer isso, que seja por uma comissão razoável. Caso contrário, pode nem compensar financeiramente (principalmente no caso de tráfego pago, por exemplo). Pense em um valor de pelo menos 50% para começar.


7. Temperatura


Dentro da Hotmart existe uma métrica de “temperatura”. Ela mostra para a gente o quão popular é aquele produto. Se ele for muito quente, significa que está vendendo bastante. Se for mais frio, é o contrário. Então o ideal é escolher produtos de 150°, com temperatura máxima, não é mesmo?


Depende! Nem sempre o produto que está com 150° é a melhor opção. Isso porque, quanto maior for sua temperatura, também é maior a concorrência. Então o ideal, principalmente para quem está começando, é encontrar um produto com uma temperatura média.


8. Blueprint


Outro ponto que você deve prestar atenção na hora de definir como escolher um produto para se tornar afiliado é o blueprint. Essa métrica é a “opinião” da própria Hotmart sobre a qualidade do produto. Ele leva em conta as informações cadastradas pelo produtor, como:

  • Nome do produto;
  • Qualidade da página de vendas;
  • Qualidade do suporte;
  • Área de membros;
  • Organização e qualidade do material;
  • Categoria, dentre outros.


Esse indicador reflete bem a experiência que o cliente vai ter com o curso, e-book, vídeo ou qualquer outro produto que esteja sendo vendido. Veja aqui mais informações sobre o blueprint.


9. Satisfação


A satisfação também é um indicador muito importante na hora de escolher um produto para se tornar afiliado. E aqui vamos separar em dois momentos: a satisfação que a própria Hotmart traz para a gente e uma pesquisa que pode ser feita por você.


Junto com a temperatura e o blueprint, a satisfação também é mostrada para cada produto disponível no mercado. E, lógico, o ideal é que seja a maior possível. Você pode ver todos esses 3 indicadores juntos, como aparece na imagem abaixo:

Indicadores de qualidade de um produto na Hotmart


Mas você pode ir além para pesquisar o nível de satisfação dos produtos e fazer sua própria pesquisa por fora. Vale buscar por reviews no YouTube, ver opiniões em grupos do Facebook (caso o produto seja mais conhecido) e até mesmo ver se existe alguma reclamação ou elogio no Reclame aqui. Fazendo isso, dá para ter um panorama mais completo sobre a percepção do mercado. Vamos para a próxima dica!


10. Suporte do produtor


O Afiliado de produtos digitais é o cara que se esforça para vender alguma coisa para o produtor, certo? Então nada mais justo que ele se dedique a dar um bom suporte! Fazendo isso, os dois lados saem ganhando e todo mundo fica satisfeito.


Então, não se esqueça de avaliar o suporte para os afiliados também. Além dos materiais de divulgação que já comentamos aqui, veja se existem grupos no Telegram ou Whatsapp para tirar dúvidas ou uma área de membros com informações mais completas. Vale também enviar um e-mail ao produtor se tiver precisando de mais informações. Depois que tiver clicado no produto, vá até a aba Sobre e lá você encontra um e-mail de suporte.


Se o produtor responder o e-mail, aproveite para perguntar sobre características da sua persona: idade, faixa etária, localização geográfica, canais que está presente, dentre outros. Por já ter certa experiência com seu mercado, o produtor pode te direcionar melhor. Se for sua intenção investir em tráfego pago, pergunte também se ele pode te passar uma lista dos principais compradores, para gerar públicos semelhantes nas plataformas de anúncios.


11. Argumento de vendas


Qual é o principal argumento de vendas que o produto traz à tona? É uma promessa de transformação ou só mais do mesmo? Tente identificar se existe um argumento bem forte e convincente.


Mas, olha só, coloque na balança também se essa promessa não é muito exagerada. Apesar de ser persuasiva, é preciso também ser realista! Fuja de coisas do tipo ganhe dinheiro dormindo ou emagreça 20 kg em uma semana. No caso dos anúncios, até as próprias plataformas do Google Ads ou Facebook Ads podem reprovar seus anúncios, se tiverem promessas agressivas demais. Então, equilíbrio é a palavra certa.


12. Produtos contínuos x lançamentos


Na hora de definir o produto ideal para se afiliar, veja também se ele é um produto contínuo, que está sempre disponível, ou se faz parte de uma campanha de lançamento, que só é vendido em determinadas épocas do ano.


Nada contra os produtos que fazem parte de um lançamento, podem vender bem e trazer comissão também. Mas, concorda que, se estão disponíveis em apenas parte do ano, de certa forma isso pode limitar o seu trabalho? Por isso, de preferência para aqueles que estão sempre disponíveis.


13. Duração do cookie


A duração do cookie, arquivos que armazenam informações do usuário, é mais um ponto que se deve levar em consideração. O tempo que ficam armazenados no navegador de um potencial cliente varia entre 60,90,180 dias ou com duração eterna. Nem precisamos dizer qual é a melhor duração, certo?!


Isso porque, mesmo que um cliente não compre agora, se ele voltar depois de algum tempo e finalizar a compra, a atribuição dessa venda vai ser destinada ao afiliado que o levou até lá (em regra), independente de passar pelo seu link ou não. Obviamente, respeitando esses limites de tempo. Por isso, quanto mais tempo de duração do cookie, melhor para você!


Tá, entendi. Mas onde eu acho isso? É só clicar no produto mesmo. Embaixo do valor da comissão dá para ver essa informação. Olha só nesse exemplo:

Duração do cookie na Hotmart


14. Hotleads


Já ouviu falar de leads? São pessoas que trocam informações pessoais, como nome e e-mail, por algum material rico, como são chamados. Esses materiais podem ser e-books, checklists, vídeos, templates ou qualquer outro formato. O que todos têm em comum é oferecer conteúdo valioso para aquela pessoa.


A partir disso, essa pessoa pode receber mais conteúdos valiosos, que fazem seu interesse por algum produto ir crescendo. Em algum momento, o lead pode receber uma oferta e fechar a compra. Na Hotmart isso também existe: são os Hotleads. Então, se um afiliado enviar visitantes para a página de captura de e-mail do produtor, por exemplo. e depois de um tempo comprar o produto, receberá comissão pela indicação. Mas isso se o Hotleads estiver ativo.


Os produtos que têm Hotleads ativo, vem com uma tarja verde do lado, como você pode ver abaixo:

Como escolher um produto para se tornar afiliado: Hotleads


15. Compra do produto


Quer conhecer o produto da melhor forma possível para aprender a vendê-lo com mais facilidade? Compre o material! Claro que nem sempre isso é possível, mas se você tiver condições financeiras faça isso. Nada melhor que a própria experiência para tirar conclusões. Fazendo isso, dá para ter muito mais segurança na hora de falar dele.


Alguns produtores até oferecem descontos para afiliados que se interessam em comprar seus produtos. Dê uma olhadinha ele se isso é possível.


16. Afiliação Global


Imagine a situação: você promoveu um infoproduto A. O visitante clicou, foi para a página de vendas, mas acabou se interessando por outro produto. Ele gostou tanto que até comprou o produto B. E agora? É ai que entra a afiliação global!


O sistema de afiliação global dá Hotmart vai garantir sua comissão nesse tipo de situação. Obviamente o produtor precisa ter mais de um produto e a afiliação global precisa estar ativa.


17. Variedade de links


E por fim, outra dica para ajudar como escolher um produto para se tornar afiliado, é olhar se existem vários links que podem ajudar na divulgação, os links alternativos.


Como o próprio nome diz, funcionam como alternativa para afiliados que querem divulgar conteúdos produzidos pelo produtor como mais uma carta na manga. Podem ser páginas de e-books ou que oferecem certos descontos, por exemplo. A ideia é que produtores e afiliados unam forças para um objetivo comum: fechar mais vendas.


Então, resumindo tudo que conversamos aqui:

  1. Escolha um produto do seu nicho;
  2. Avalie o preço ou ticket médio;
  3. Visite a seção Primeiras vendas da Hotmart;
  4. Veja se o produtor oferece Materiais de Divulgação;
  5. Analise a página de vendas;
  6. Olhe se a comissão não é muito baixa;
  7. Veja indicadores de Satisfação, Blueprint e Temperatura;
  8. Verifique se o Produtor dá um bom suporte;
  9. Analise o argumento de vendas do produto e veja se não é exagerado;
  10. Identifique se o produto é contínuo ou faz parte de um lançamento;
  11. Veja também qual é a duração dos cookies usados;
  12. Escolha produtos com Hotleads ativo e Afiliação Global;
  13. Observe se existem links alternativos para divulgação;
  14. Se possível, compre o produto e tire suas conclusões.


Qual o produto que mais vende no Hotmart?


Além de aprender como escolher um produto para se tornar afiliado, muita gente também que saber aqueles que mais vendem, não é verdade?


Geralmente os nichos relacionados à alimentação, saúde, negócios, investimentos ou pets podem ser bons pontos de partida. Sobre formatos, normalmente e-books, pacotes de serviços, videoaulas e cursos on-line fazem bastante sucesso, gerando muitas vendas.


E nosso post sobre como escolher um produto para se tornar afiliado vai chegando ao fim. Esperamos que tenha tirado boas ideias daqui e que coloque em prática o quanto antes. E você, tem mais alguma dica que usa na hora de escolher seus infoprodutos? Deixa ai nos comentários que a gente quer saber!