[GUIA] Como divulgar link de afiliado em 12 passos!17 minutos de leitura


A possibilidade de trabalhar de casa, sem muito investimento é muito atrativa para quem quer começar um negócio do zero e trabalhar como afiliado. Se tiver dedicação e disciplina é possível fazer vendas on-line e ter uma renda extra. Quem sabe até viver desse mercado, por que não? Mas nada vem por acaso, é preciso muito esforço para o projeto dar certo. Além de criar seu espaço na Internet, ter um blog, redes sociais ou investir em tráfego pago, por exemplo, é preciso também construir um público e fazê-lo chegar à página de vendas do produtor. Para isso, é importante também saber como divulgar link de afiliado do jeito certo.


Você é um afiliado iniciante e não sabe o que fazer para divulgar seu link de forma correta? Não se preocupe, separamos 12 dicas para te ajudar nessa missão importante. Se ajeita ai e continue lendo até o final para aprender mais.


Leia também: como fazer a primeira venda como afiliado


Qual é o link certo para divulgar?


Um cuidado inicial que pode fazer toda a diferença, quando falamos em como divulgar o link de afiliados, é promover o link certo. Perceba que existem 2 tipos: um link que você tem acesso dentro da Hotmart e outro que aparece depois que esse primeiro foi redirecionado. Usando um exemplo para entender melhor:

  • https://go.hotmart.com/C6695065C
  • https://www.afiliadoorganico.com.br/?ref=C6695065C


O primeiro é o link certo, que você deve usar em toda a sua estratégia de divulgação. O segundo é o link redirecionado. É um detalhe que parece bobo, mas faz toda a diferença. Se não usar o link original, as pessoas podem comprar, mas você não recebe comissão. Então, fique ligado nisso!


Como rastrear a origem das vendas


Outro detalhe que pode ajudar – e muito – a saber a eficiência da sua estratégia é rastrear a origem das suas vendas. Vieram do link da bio no Instagram? Da descrição de um vídeo do YouTube? Ou de um post de blog? É possível saber exatamente isso e ver o que está dando certo de verdade.


E não pense que isso é um bicho de 7 cabeças. Na verdade é bem simples. Tudo que você precisa é do link da Hotmart. Mas aqui tem um pequeno detalhe temos os hotlinks principais e os hotlinks alternativos. O principal não tem uma interrogação (?) que o alternativo já apresenta.


Então no primeiro caso do hotlink principal, você deve incluir o código ?src= e nos alternativos, &src=. Depois do sinal de igual, inclua a origem do link. Então vamos ao exemplo dos 2 casos. Supondo que vamos divulgar no banner de um blog, ficaria assim:

  • Principal: https://go.hotmart.com/C6695065C?src=banner
  • Alternativo: https://go.hotmart.com/C6695065C?ap=6514&src=banner


Viu a diferença? Não tem erro! É só ter atenção para não errar e, toda vez que fechar uma venda, você vai ver de onde ela veio. Sensacional né?


Ah, e para ver de onde as vendas vieram, entre nos relatórios da Hotmart e vá em vendas por origem. Você costuma ser notificado por e-mail a cada venda. Pode consultar por lá também.


Como encurtar o link de afiliado Hotmart


Para quem não está acostumado, o link da Hotmart pode parecer bem estranho né? E isso pode, inclusive, afastar as pessoas e fazer com que não cliquem para conferi-lo. Então é legal manter o link curto e mais amigável. Para fazer isso, você pode apostar no bit.ly, um encurtador bastante usado pela galera na Internet.


Depois de criar sua conta e fazer login, clique no botão laranja Create, cole sua URL original no campo Paste long URL e pode personalizá-lo com os campos title, onde você pode dar um título para ele, e no customize back half, que você pode incluir o restante da URL que ficará visível ao público. Depois é só clicar em Save.


Onde divulgar link de afiliado


Mas qual é o jeito certo de como divulgar link de afiliado? Onde posso promover meu link? A boa notícia é que existem muitos jeitos diferentes, a Internet é um mar de possibilidades. Existem técnicas gratuitas e outras pagas, que podem ajudar nesse objetivo. Então confere algumas delas para te dar uma inspirada.


1. Como divulgar link de afiliado no Facebook


Apesar de ter o alcance orgânico bastante reduzido nos últimos anos, o Facebook pode ainda ser uma opção para a divulgação de links de afiliado. Além de criar uma fanpage para a divulgação de posts de blog, ou outros tipos de conteúdo que você esteja desenvolvendo, aposte também nos grupos. Entre em vários deles que tenham relação direta com seu produto e nicho e tente chamar a atenção com uma imagem bem atrativa. Crie um texto falando sobre a dor específica do público e como você conseguiu resolvê-la.


Como exemplo: suponha que você promove um curso de design de sobrancelhas. Você pode publicar uma foto de antes e depois, de uma sobrancelha natural e como ficou depois desse trabalho. Junto da imagem, você cria um texto explicando que conseguiu os resultados depois que fez um curso específico para isso e que hoje conseguiu uma nova fonte de renda. Isso apenas a título de exemplo, certo? Então você aguarda que os moderadores aceitem a publicação nos grupos, edita e inclui o seu link de afiliados.


Outra possibilidade é criar um grupo próprio no Facebook. Lá você pode divulgar conteúdos e dicas úteis para o público e, vez ou outra, faz um post mais comercial e aproveita para divulgar o link. Mas tenha sempre em mente que o foco deve ser o conteúdo, que é o que atrai as pessoas.


2. Como divulgar link de afiliado no Instagram

Como divulgar link de afiliado no Instagram


O Instagram é uma rede social bem visual e você pode usar isso a seu favor. Então capriche nas imagens e faça publicações frequentes por lá. Não tem habilidade de design ou não sabe mexer com programas de edição? É só usar o Canva, um editor bem simples que ajuda a fazer peças gráficas com a mesma qualidade.


Mais que imagens, crie uma legenda com um texto persuasivo e inclua hashtags relacionadas. Além de comentar sobre o assunto das imagens, seu objetivo deve ser atrair a atenção das pessoas para o link da bio, porque é lá que vamos divulgar o link de afiliado. O link da bio permite incluir apenas um. Mas, com ferramentas como o linktree, dá para colocar vários deles. É literalmente uma árvore de links.


Então, dentro do seu linktree, separe um espaço para seu link de afiliados. Não se esqueça de colocar aquele rastreador de origem para sinalizar que a venda veio do insta, lembra?


Ainda no Instagram, uma outra ideia é divulgar o link a partir dos stories. Mas essa é uma estratégia um pouco mais limitada porque é necessário ter o mínimo de 10 mil seguidores para ter acesso a essa função. Por enquanto, use os stories também para chamar a atenção para o link da bio.


3. Como divulgar link de afiliado no Google

Como divulgar link de afiliado no Google


Se não está no Google, não existe. Essa frase é bem realista nos dias de hoje. As pessoas estão pesquisando no Google a todo momento, inclusive você. Pensa em quantas buscas você fez hoje. Devem ter sido várias, não é mesmo?


No Google existem duas formas diferentes de trabalhar seus links de afiliado: uma paga e outra gratuita. Se tiver uma grana sobrando aí, você pode criar anúncios para a rede de pesquisa do Google, segmentando as palavras-chave que fazem sentido e direcionando o tráfego para a página de vendas do produtor. De forma orgânica, ou gratuita, invista em um blog, por exemplo.


Pesquise as principais dúvidas do seu público e crie conteúdo de qualidade, respondendo cada uma delas. Essas dúvidas podem ser traduzidas em termos de busca, as palavras-chave. Pesquise qual é o volume de buscas daquela palavra-chave para entender se é um termo muito pesquisado ou não (mas não interprete à risca essas ferramentas de pesquisa de palavras-chave).


Apesar de trazer bastante resultado, é uma estratégia que demora um pouco mais de tempo para dar resultados. Os anúncios costumam funcionar melhor no curto prazo. Porém, é necessário investir dinheiro também.


4. Facebook Ads


O Facebook também tem sua própria plataforma de anúncios. Com isso, você pode promover seus links de afiliado por lá. Os principais requisitos que devem ser cumpridos para anunciar na rede social do Tio Zuckemberg são ter:

  • Uma conta no Facebook;
  • Uma conta no Gerenciador de anúncios;
  • Uma fanpage.


Nada demais né, dá para fazer isso tudo. No Facebook você consegue definir onde seus anúncios irão aparecer, definir uma verba diária para ser gasta, criar públicos específicos que serão impactados, quando serão mostrados, dentre outras configurações. No mesmo gerenciador, é possível criar campanhas também para o Instagram e alcançar ainda mais pessoas. Confira mais dicas aqui.


5. Mercado Livre


Acredite ou não, você também pode divulgar links de afiliado na Internet usando o Mercado Livre. Por que não? O site é uma plataforma de vendas, que é exatamente o que um afiliado busca.


Mas, antes de por essa técnica em prática, procure saber se o produtor permite isso. Caso contrário, você vai ter a afiliação cancelada sem mais, nem menos.


Então, o que você precisa fazer, além de rastrear a origem de vendas do produto e encurtá-lo, é criar um anúncio dentro da plataforma do Mercado Livre. Use a página de vendas como referência e preencha os campos obrigatórios do anúncio, como:

  • Nome,
  • Categoria,
  • Fotos.
  • Descrição
  • Preço.


Um detalhe importante é que, no Mercado Livre, o link não fica clicável. Então, cole no campo de descrição e avise para as pessoas copiarem e colarem no navegador, se tiverem interesse pelo produto.


6. Whatsapp

trabalhar link de afiliado no WhatsApp


O app de mensagens também pode ser uma boa aposta para trabalhar seus links de afiliado. As pessoas passam praticamente o dia inteiro por lá. Se não dão atenção o tempo todo, param em vários momentos do dia para conferir as notificações do app. Então, dê uma chance para o aplicativo também na sua estratégia.


Outro ponto que favorece bastante o Whatsapp é a sua versão para negócios, o Whatsapp Business, que tem funções específicas para vendas. Então, para começar, separe um número específico para seu trabalho de afiliado. Isso ajuda muito a separar sua vida pessoal da profissional. Crie também um link para seu número para que as pessoas não precisem digitá-lo. É fácil, é só substituir os zeros, no final do link abaixo, pelo seu número.com DDD.


http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000


Com esse link pronto, aproveite o bit.ly para encurtá-lo e divulgar nas suas redes sociais, site ou blog. Crie listas de transmissão para enviar conteúdo útil a sua audiência e, vez ou outra, faça uma oferta do seu produto. O Whatsapp Business também oferece a função de catálogo, que você pode usar para divulgar seus produtos com imagens. É possível incluir nome, preço, descrição do produto e – claro – seu link de afiliados!


7. YouTube

promover link de afiliado Hotmart no YouTube


Assim como os blogs, o YouTube tem um potencial gigante de funcionar de forma orgânica. E ele traz outra vantagem também: os vídeos aproximam e geram conexão com o público. Isso pode ser traduzido em mais vendas para você como afiliado também.


E as possibilidades de promover seus links de afiliado Hotmart são muito variadas. Você pode, por exemplo, criar vídeos reviews, falando sobre o produto, suas vantagens, benefícios. No final, inclua uma chamada para ação (CTA), convidando o público para conhecer melhor o produto e clicar no seu link de afiliado na descrição.


Importante dizer também que é preciso criar conteúdo de qualidade para o YouTube, não só focar em vendas. Isso vai ajudar também a ser encontrado na Internet com maior facilidade. Fora que os vídeos com essa pegada mais comercial serão aceitos com mais naturalidade pela sua audiência.


Mas, voltando, além da descrição, você pode incluir o seu link de afiliado no botão que existe na capa do canal e também fixar no primeiro comentário de cada vídeo. Outra possibilidade é incluir nos cards, que aparecem ao longo dos vídeos também. Mas é preciso fazer sentido com o contexto do vídeo para dar certo.


“Ah, mas eu tenho vergonha de gravar vídeos”. Não tem problema, existem muitos canais em que a pessoa não aparece e mesmo assim tem um público grande e engajado. Como exemplo, podemos citar o Ilustradamente, o Quadro em Branco e o Meteoro Brasil. Se você tem conhecimento em edição, pode fazer animações também. Mas, se você é simpático e fica à vontade na frente das câmeras, melhor ainda!


8. Como divulgar link de afiliado no Pinterest?

Como divulgar link de afiliado no Pinterest


Assim como o Instagram, o Pinterest é uma rede social bem visual. Um formato de conteúdo bem comum por lá são os infográficos, que chamam bastante atenção. Você pode pegar algum tema específico, que tenha relação com seu produto, e criar um infográfico bem bacana. Poste com uma descrição caprichada e inclua seu link de afiliados.


Altere a sua conta para o Pinterest para negócios. Quando fizer isso, vai poder ver as métricas de cada pin (cada publicação no Pinterest), como impressões, pins salvos e cliques no link. Isso te dá uma base para saber o que está funcionando e o que precisa melhorar.


Além dos infográficos, que falamos aqui, poste fotos e outras peças gráficas também. Lançou um novo vídeo no YouTube? Aproveite para divulgar sua thumbnail por lá, por exemplo, e inclua o link. Pontualmente, faça um pin mais comercial também. Nessa hora, os materiais de divulgação do produtor podem ajudar.


E não se esqueça de manter a organização para os usuários. O Pinterest tem pastas, que funcionam como categorias. Agrupe conteúdos parecidos na mesma pasta para melhorar a experiência do usuário.


9. Quora


O Quora é um site de perguntas e respostas, parecido com o Yahoo Respostas. Ele não é tão famoso ainda, mas vem crescendo com o tempo. Busque algumas perguntas que tenham a ver com seu nicho e seus produtos, responda de forma completa, de um jeito que gere valor para as pessoas. No final inclua seu link de afiliados. Não esqueça de rastrear a origem também.


10. Yahoo Respostas


Já até adiantamos o assunto no tópico anterior. Do mesmo jeito que o Quora, o Yahoo Respostas é um site de perguntas e respostas. Então é só usar o mesmo raciocínio.


11. Listas de e-mail

Promover link de afiliado por listas de e-mail


Se você quer aprender como fazer a divulgação de links de afiliados de forma profissional precisa de uma lista de e-mails. Obviamente não estamos falando de comprar, mas de construir uma. Como faz isso? Crie um material gratuito, que solucione algum problema específico do seu público. Em troca, a pessoa deve incluir algumas informações pessoais. As mais comuns são nome e e-mail.


Com esses dados, você envia e-mails para quem se inscreveu na sua lista, oferecendo dicas úteis. Pontualmente faça uma oferta de vendas e inclua seu link de afiliados. Não exagere na frequência, ou as pessoas podem se descadastrar da lista. E crie assuntos bem atrativos, para chamar a atenção das pessoas.


12. E-books


Pegando o gancho da dica anterior, os e-books podem ser outra alternativa para a divulgação de links. Crie um material completo, que tenha um visual bacana também. Em algum ponto do material que fizer sentido, coloque um banner ou uma chamada para ação, convidando as pessoas a conhecerem seu produto. Se quiser dar maior destaque, separe uma página inteira.


Conclusão


Bom, se depois desse texto enorme, você continua aqui com a gente, parabéns! Isso é sinal que realmente está comprometido. Para refrescar sua cabeça. vamos relembrar todos os tópicos aqui, onde você pode trabalhar seus links:

  1. Facebook;
  2. Instagram;
  3. Google (orgânico e pago);
  4. Facebook Ads;
  5. Mercado Livre;
  6. Whatsapp;
  7. YouTube;
  8. Pinterest;
  9. Quora;
  10. Yahoo Respostas;
  11. Listas de E-mail;
  12. E-books.


E essas foram as 12 dicas para ajudar na divulgação de link de afiliados. Esperamos que tenha curtido e que tire proveito delas. Aproveita e deixa um comentário aqui para gente, contando o que achou. Sua opinião é muito importante. Até a próxima!